Base de TV paga cresce 11,3% em 2013

Buscar
Publicidade

Mídia

Base de TV paga cresce 11,3% em 2013

Apesar da diminuição no ritmo de crescimento, serviço já alcança 18,02 milhões de lares do País


7 de fevereiro de 2014 - 3h19

Embora não mantenha o alto ritmo de crescimento dos anos anteriores, o setor de TV por assinatura do Brasil seguiu ampliando seus números em 2013. Segundo o balanço oficial divulgado nesta sexta-feira, 7, pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a base de assinantes de TV paga cresceu 11,31% no ano passado, abrangendo um total de 18,02 milhões de clientes.

No ano de 2012, o percentual de crescimento da base havia ficado em 27,2%. Considerando os critérios populacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que estima a média de 3,2 pessoas por residência no País, chega-se a conclusão de que os canais pagos já sejam assistidos por 57,66 milhões de brasileiros.

Para mapear a penetração da TV por assinatura no País, a Anatel criou um índice de densidade do serviço. Por esse critério, a agência concluiu que, de cada cem residências do Brasil, 28,42 já possuem assinatura de algum serviço de TV paga. Analisando cada região, o Sudeste é a área brasileira com maior penetração do serviço (de cada 100 residências, 40 possuem TV paga). A região do Brasil de densidade mais baixa em 2013 foi o Nordeste, com taxa de 12,8 (para cada 100 domicílios).

Em termos de tecnologia para a distribuição do sinal, o DTH (serviço via satélite), ainda é a mais popular do Brasil, detendo 61,75% do mercado. O serviço de TV a cabo aparece em segundo lugar, com 38,12%. 

wraps
Operadoras
A Anatel também divulgou os dados de mercado do setor. Entre as operadoras que oferecem o serviço, o grupo formado por Net e Embratel é o líder, angariando 53,61% de todo o segmento, com uma base de mais de 9,6 milhões de assinantes. Em segundo lugar no ranking aparece a Sky/Directv que, com uma base de 5,3 milhões de assinantes, é dona de 29,81% do mercado brasileiro.

A operadora Oi TV aparece na terceira posição, com uma fatia de 4,6% do mercado (828 mil assinantes). Em quarto lugar vem a GVT, com 3,7% do setor (677 mil assinantes) e em quinto, a Telefônica, com 3,3% (593 milhões de assinantes).  

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • BBB 25 receberá apenas inscrições em duplas

    BBB 25 receberá apenas inscrições em duplas

    Globo anuncia que as inscrições para a temporada do reality no próximo ano serão feitas apenas por duas pessoas que tenham um laço afetivo

  • Disney une Disney+ e Star+ em um só streaming em junho

    Disney une Disney+ e Star+ em um só streaming em junho

    Nova plataforma terá seções das marcas Disney, Pixar, Marvel, Star Wars e National Geographic, além de novos planos de assinatura