Os números do Desafio do Balde de Gelo

Buscar

Os números do Desafio do Balde de Gelo

Buscar
Publicidade

Mídia

Os números do Desafio do Balde de Gelo

Facebook contabiliza, em todo o mundo, mais de 2,4 milhões de vídeos publicados em torno da causa que pretende alertar para o problema da esclerose lateral amiotrófica


20 de agosto de 2014 - 11h27

Lançado por um pequeno grupo de pessoas nos Estados Unidos, o desafio Ice Bucket Challenge (Desafio do Balde de Gelo, em português), tornou-se a nova febre da internet nos últimos dias. Empresários, artistas, cantores, atores e atrizes, celebridades e anônimos vêm postando seus banhos com água gelada em prol de uma causa nobre.

O banho frio foi a maneira encontrada para incentivar as pessoas a ajudarem entidades dedicadas ao tratamento e informação da esclerose lateral amiotrófica (ELA). No Desafio do Balde de gelo, cada pessoa pode tomar um banho gelado – e postar o vídeo na internet, obviamente – ou fazer uma doação em dinheiro para uma associação ligada à causa. A maior parte das celebridades engajadas no desafio incentivam que as pessoas façam as duas coisas: doem e tomem o banho frio.

Da primeira semana de junho, quando o Ice Bucket Challenge começou nos Estados Unidos, até o último dia 17 de agosto, o Facebook contabilizou mais de 2,4 milhões de vídeos de pessoas virando o balde de gelo sobre suas cabeças. Mais de 28 milhões de pessoas participaram de conversas sobre esse tema na rede social.

No ranking dos países que mais participaram do desafio, o Brasil já aparece em sexto lugar, atrás de Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia, Canadá e México. Depois do Brasil, completam a lista dos dez países mais engajados a Alemanha, as Filipinas, Porto Rico e Índia.
O Facebook destacou os vídeos de maior repercussão do desafio: Bill Gates, Mark Zuckerberg, Oprah Winfrey, Shakira e Cristiano Ronaldo foram algumas das celebridades internacionais que tiveram grande repercussão na rede social ao se engajar na causa. 

wraps

Celebridades Brasileiras
Desde a semana passada, o Desafio do Balde de Gelo vem ganhando força entre as celebridades brasileiras. Gisele Bündchen, Ivete Sangalo, Luciano Huck, Ana Maria Braga, Luan Santana e dezenas de outros famosos postaram vídeos do desafio.

Até mesmo as marcas já entraram na brincadeira solidária. A Ana Maria postou em seu perfil no Facebook a foto de um de seus bolinhos cumprindo o desafio e, posteriormente, convidou o Ponto Frio a fazer o mesmo. A rede de varejo também entrou na brincadeira com o seu mascote, o Pinguim.

Nessa terça-feira, 19, o SBT também entrou no Desafio do Balde de Gelo com um de seus programas mais clássicos. A emissora fez uma postagem mostrando algumas famosas cenas do Chaves, em que os personagens Quico e Seu Madruga também viram baldes com água em suas cabeças (veja abaixo).
 

wrapswraps

wraps

Atualização às 12h50
A Associação Americana de ELA, que tem concentrado as doações no país, já angariou US$ 31,5 milhões desde o fim de julho até esta quarta-feira, 20. No ano passado, no mesmo período, foram US$ 1,9 milhões.

No Brasil, a Associação Pró-Cura da Esclerose Lateral Amiotrófica recebeu R$ 10 mil em doações desde segunda-feira, 18. Embora seja muito pouco comparado com os Estados Unidos, em todo o ano passado a entidade arrecadou cerca de R$ 12 mil. A Associação Brasileira de Esclerosa Lateral Amiotrófica (Abrela) recebeu cerca de R$ 23 mil desde o dia 13, sendo que as doações regulares ficam em média em R$ 18 mil/mês.

Para doar à Pró-Cura da ELA:
Banco Bradesco (237)
CNPJ 18.989.225/0001-88
Agência 2962-9
Conta Corrente 2988-2

Para doar à Abrela:
Banco Santander (033)
CNPJ 02.998.423/0001-78
Agência 3919
Conta Corrente 130001906
 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • BBB 24: Chevrolet é a marca mais mencionada na 15ª semana

    BBB 24: Chevrolet é a marca mais mencionada na 15ª semana

    Chevrolet, Seara, Oi Fibra, iFood e Centrum integram o top cinco das marcas mais mencionadas na última semana do BBB 24

  • SporTV, Premiere, Band: veja quem transmitirá a Série B do Campeonato Brasileiro

    SporTV, Premiere, Band: veja quem transmitirá a Série B do Campeonato Brasileiro

    Competição de futebol estará disponível no formato multiplataforma, com TV aberta e por assinatura, pay-per-view e digital