Audiovisual: R$ 22,2 bilhões do PIB em 2013

Buscar

Audiovisual: R$ 22,2 bilhões do PIB em 2013

Buscar
Publicidade

Mídia

Audiovisual: R$ 22,2 bilhões do PIB em 2013

Estudo da Ancine e do IBGE aponta que o setor representou 0,54% da economia nacional, no período


12 de novembro de 2015 - 3h26

Em 2013, o audiovisual representou 0,54% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, que representa contribuição de R$ 22,2 bilhões para a economia brasileira no período.

Os dados são do primeiro levantamento feito em parceria entre a Agência Nacional do Cinema (Ancine) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), anunciado pela diretora da Ancine, Rosângela Alcântara, durante o TelasFórum desta semana.

O estudo de valor adicionado pelo setor, divulgado na quarta-feira, 11, mostra que houve crescimento real de 4,1% em relação ao ano de 2012. Entre 2007 e 2013, quando os dados começaram a ser coletados, o aumento foi de 65,8%.

O relatório é dividido em segmentos: na TV paga, a participação das operadoras no valor adicionado do setor foi de 37,5% em 2013. Programadoras e outras atividades registraram 12,2% de participação. No período entre 2007 e 2013, o segmento de exibição cinematográfica obteve expansão de 1,6% para 3%.

TV aberta, comércio varejista e atividades de produção e distribuição, no entanto, caíram nesses seis anos. Na TV aberta, a queda foi de 63,7% para 44,2%. O comércio, que inclui o aluguel de fitas de vídeo e DVDs, tinha 0,5% de participação e passou a ter, em 2013, 0,3%. Segmentos de produção e pós-produção (3,1% para 2,3%) e distribuição (0,8% para 0,4%).

Embora tenha registrado queda na participação, a TV aberta permanece líder em volume de contribuições, com valor adicionado bruto de R$ 9,8 bilhões. Operadoras de TV paga aparecem na sequência, com R$ 8,4 bilhões.

Para o estudo, onze atividades são consideradas integrantes do setor audiovisual. O relatório adota como referência Classificação Nacional das Atividades Econômicas (CNAE).
 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Disney une Disney+ e Star+ em um só streaming

    Disney une Disney+ e Star+ em um só streaming

    Nova plataforma terá seções das marcas Disney, Pixar, Marvel, Star Wars e National Geographic, além de novos planos de assinatura

  • Globo amplia receita de publicidade e tem lucro de R$ 838,7 milhões em 2023

    Globo amplia receita de publicidade e tem lucro de R$ 838,7 milhões em 2023

    Balanço da Globo Comunicação e Participações revela receita total de R$ 15,13 bilhões ao longo do ano anterior