Cenp e Abradi lançam cartilhas para adequação à LGPD

Buscar

Cenp e Abradi lançam cartilhas para adequação à LGPD

Buscar
Publicidade

Mídia

Cenp e Abradi lançam cartilhas para adequação à LGPD

Cenp investe em guia com dúvidas sobre o tema, enquanto Abradi cria certificação com a Bureau Veritas


30 de agosto de 2019 - 11h18

Instituições querem auxiliar as empresas no processo de adaptação à Lei Geral de Proteção de Dados (Crédito: Divulgação)

Nesta semana, o Conselho Executivo de Normas-Padrão (Cenp) e a Associação Brasileira dos Agentes digitais (Abradi) apresentaram iniciativas para auxiliar as empresas de comunicação na adequação às regras da Lei Geral de Proteção de Dados, a LGPD.

Engajado em auxiliar as empresas do setor de publicidade,  o Cenp, em uma parceria com o escritório Vinicius Marques de Carvalho Advogados, VMCA, lançou um guia com perguntas e respostas sobre os impactos da nova regulamentação no setor de publicidade. O material aborda questões sobre como definir o que é tratamento de dados pessoais e os impactos na comercialização de dados.

Já a Abradi, lançou a Certificação à Norma Abradi Bureau Veritas para LGPD, para indicar o nível de engajamento das empresas com o cumprimento da lei. Para oferecer a certificação, o grupo desenvolveu a Norma Abradi Bureau Veritas. Além das exigências estabelecidas pela LGPD, a diretriz incorpora interpretações da General Data Protection Regulation, GDPR, lei Europeia sobre a proteção de dados pessoais.

Apesar de ser desenvolvida para os agentes digitais, a certificação pode ser solicitada para a empresa toda ou apenas parte dela. Empresas que não são associadas a Abradi também podem requerer o documento. A avaliação envolverá as etapas de análise para avaliar o nível de maturidade da empresa e o projeto, auditoria, relatório e certificação, todas conduzidas pela Bureau Veritas.

No processo, serão avaliadas as obrigações definidas pela norma da Abradi e as determinações da LGPD. A Abradi acredita que o certificado vai representar um diferencial comercial para as empresas, garantindo segurança jurídica frente aos clientes e confiança aos titulares dos dados.

Já a cartilha pode ser baixada gratuitamente no site da Abradi e se propõe a esclarecer dúvidas comuns nos negócios digitais como o uso de cookies e IPs e a regularidade dos dados extraídos de redes sociais como Whatsapp e Facebook.

 

*Crédito da foto no topo: Divulgação

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Disney une Disney+ e Star+ em um só streaming

    Disney une Disney+ e Star+ em um só streaming

    Nova plataforma terá seções das marcas Disney, Pixar, Marvel, Star Wars e National Geographic, além de novos planos de assinatura

  • Globo amplia receita de publicidade e tem lucro de R$ 838,7 milhões em 2023

    Globo amplia receita de publicidade e tem lucro de R$ 838,7 milhões em 2023

    Balanço da Globo Comunicação e Participações revela receita total de R$ 15,13 bilhões ao longo do ano anterior