Nova agência de notícias quer divulgar ciência no Brasil

Buscar

Mídia

Publicidade

Nova agência de notícias quer divulgar ciência no Brasil

Plataforma Bori vai conectar jornalistas aos artigos científicos e seus autores uma semana antes de sua publicação


12 de fevereiro de 2020 - 11h25

Ana Paula Morales e Sabine Righetti (Crédito: Divulgação/ Arquivo Pessoal)

O jornalismo científico ganha reforço nesta quarta-feira, 12. As jornalistas Sabine Righetti e Ana Paula Morales lançam a Agência Bori, que vai atuar na disseminação de informações e divulgação da produção científica brasileira para os veículos jornalísticos. O projeto conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e do Instituto Serrapilheira.

Inspirada em iniciativas internacionais como o Eurekalert e Nature Press, a agência vai conectar os jornalistas com os cientistas brasileiros e seus trabalhos. Ao se inscrever, o profissional terá acesso a artigos de várias áreas do conhecimento cerca de uma semana antes da publicação em revistas científicas. O conteúdo também será acompanhado por dados do autor e informações de sua assessoria de imprensa, já que a ideia é facilitar o contato e a disseminação dos conteúdos.

Antes mesmo de seu lançamento, a Agência Bori já conta com mais de cem profissionais cadastrados. Além das coordenadoras, a equipe do projeto conta com jornalistas, profissionais de TI e um estatístico.

A curadoria do conteúdo da plataforma terá abrangência nacional. Já na primeira leva de artigos distribuídos pela agência de comunicação, instituições como Fiocruz, Embrapa, Universidade Federal de Santa Maria ou Universidade Estadual de Roraima terão trabalhos divulgados.

*Crédito da foto no topo: Reprodução

Publicidade

Compartilhe

  • Temas

  • sabine righetti

  • ana paula morales

  • agência bori

  • fapesp

  • instituto serrapilheira

  • eurekalert

  • nature press

  • fiocruz

  • embrapa

  • universidade federal de santa maria

  • universidade estadual de roraima

  • jornalismo

  • veículos

  • Ciência

  • Jornalistas

  • agência de comunicação

  • divulgação científica

  • artigos científicos

  • curadoria de conteúdo