Nova agência de notícias quer divulgar ciência no Brasil

Buscar

Nova agência de notícias quer divulgar ciência no Brasil

Buscar
Publicidade

Mídia

Nova agência de notícias quer divulgar ciência no Brasil

Plataforma Bori vai conectar jornalistas aos artigos científicos e seus autores uma semana antes de sua publicação


12 de fevereiro de 2020 - 11h25

Ana Paula Morales e Sabine Righetti (Crédito: Divulgação/ Arquivo Pessoal)

O jornalismo científico ganha reforço nesta quarta-feira, 12. As jornalistas Sabine Righetti e Ana Paula Morales lançam a Agência Bori, que vai atuar na disseminação de informações e divulgação da produção científica brasileira para os veículos jornalísticos. O projeto conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e do Instituto Serrapilheira.

Inspirada em iniciativas internacionais como o Eurekalert e Nature Press, a agência vai conectar os jornalistas com os cientistas brasileiros e seus trabalhos. Ao se inscrever, o profissional terá acesso a artigos de várias áreas do conhecimento cerca de uma semana antes da publicação em revistas científicas. O conteúdo também será acompanhado por dados do autor e informações de sua assessoria de imprensa, já que a ideia é facilitar o contato e a disseminação dos conteúdos.

Antes mesmo de seu lançamento, a Agência Bori já conta com mais de cem profissionais cadastrados. Além das coordenadoras, a equipe do projeto conta com jornalistas, profissionais de TI e um estatístico.

A curadoria do conteúdo da plataforma terá abrangência nacional. Já na primeira leva de artigos distribuídos pela agência de comunicação, instituições como Fiocruz, Embrapa, Universidade Federal de Santa Maria ou Universidade Estadual de Roraima terão trabalhos divulgados.

*Crédito da foto no topo: Reprodução

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • TikTok se une ao Rock in Rio para levar público ao festival

    TikTok se une ao Rock in Rio para levar público ao festival

    Plataforma convida usuários a postarem conteúdo sobre o festival; os autores dos mais criativos ganharão ingressos para o evento

  • Instagram alcança 2 milhões de apoiadores em ‘Assinaturas’

    Instagram alcança 2 milhões de apoiadores em ‘Assinaturas’

    Com o comunicado, o Instagram anuncia também stories com teasers para não-assinantes e outras ferramentas em fase de testes