Mídia

Next, Now #13 – O novo papel dos assistentes de voz

Ricardo Garrido, country manager da Alexa no Brasil, fala sobre os impactos do isolamento social na curva de adesão aos assistentes de voz

i 20 de julho de 2020 - 14h00

Por Karina Balan e Luiz Gustavo Pacete

Os assistentes de voz se tornaram ainda mais relevantes em meio à quarentena, não só pelas múltiplas funções que exercem em uma casa, mas também pela quantidade de informações e entretenimento que pode prover. Neste contexto, como fica a evolução de um segmento que já vinha em ascensão relevante, o que será dos assistentes de voz pós-pandemia?

Em entrevista ao podcast Next, Now, de Meio & Mensagem, Ricardo Garrido, country manager da Alexa no Brasil, fala sobre os impactos do isolamento social nas dinâmicas da Alexa no Brasil e também sobre a curva de adoção das tecnologias de voz neste período. “A Alexa tem uma vocação de saída que é funcionar na casa das pessoas, auxiliar na rotina. E particularmente neste momento de quarentena identificamos aumento de pedidos por notícias durante o isolamento e também em perguntas direta: o que é coronavírus, quais os sintomas e outras.”

“Passadas as primeiras semanas, as perguntas já eram relacionadas a lives e conteúdo de entretenimento. Do ponto de vista de adoção da tecnologia, essa situação certamente acelerou e vimos um aumento de engajamento. Mas eu acredito que a gente continua na fase inicial dos serviços de voz baseado em nuvens no Brasil em que a gente precisa fazer com que as pessoas saibam que o serviço existe e entendam suas funções”, pontua.

Escute os outros episódios de Next, Now:

Next, Now #12 – O que vem depois da inovação?
Carolina Sevciuc, diretora de transformação digital da Nestlé, fala sobre como a pandemia acelera o processo de digitalização das grandes empresas

Next, Now #11 – Equilíbrio entre branding e performance
Armando Areias, Chief Gowth Officer do PicPay, debate o papel dos desempenho baseado em dados nas dinâmicas de construção de marca

Next, Now #10 – Transformação Digital à força
Amanda Graciano, head de portfólio e bizdev da iDEXO/Totvs, fala sobre a aceleração nos processos de digitalização de empresas e consumidores

Next, Now #09 – Inteligência de Dados aplicada à jornada
Eduardo Schaeffer, diretor de negócios integrados da Globo, fala sobre o papel dos dados na nova dinâmica de consumo

Next, Now #08 – A tecnologia na rotina do CMO
Renata Bokel, chief strategy officer da WMcCann, fala sobre o papel de ferramentas e tecnologias emergentes na dinâmica de trabalho dos profissionais de marketing

Next, Now #07 – Construção de marca 4.0
Fernando Vilela, head de growth e marketing da Rappi, fala sobre o papel dos dados e da automação na estratégia de marketing das startups.

Next, Now #06 – Os aprendizados da inovação aberta
Marcela Martinelli, gerente de inovação da Natura, fala sobre o potencial do compartilhamento de ideias e soluções na resolução de problemas complexos.

Next, Now #05 – Como engajar na era da hipersegmentação
Samuel Gomes, head de criação da Responsa, fala sobre a relevância da comunidade na estratégia de marketing e negócio das empresas.

Next, Now #04 – Social listening e experiência
Daniela Cachich, VP de marketing da PepsiCo, fala sobre como as marcas podem utilizar dados para combinar causas e mensagens em diferentes pontos de contato.

Next, Now #03 – Os desafios das tech companies
Percival Jatobá, VP de Inovação e Soluções da Visa, fala sobre como as empresas da indústria 4.0 devem agir para se tornarem techs na maneira de pensar e atuar.

Next, Now #02 – Novas métricas de influência
Inaiara Florêncio, diretora de social media da SunsetDDB, fala sobre os desafios dos criadores de conteúdo em meio a questionamentos sobre credibilidade e verdade.

Next, Now #01 – Inteligência artificial na jornada de consumo
Luiz Medici, VP de Dados e IA da Vivo, fala sobre como a tecnologia já altera as dinâmicas de consumo, negócios e marketing.