Women to Watch #06 – Empreendedorismo

Buscar

Women to Watch #06 – Empreendedorismo

Buscar
Publicidade

Mídia

Women to Watch #06 – Empreendedorismo

Gabryella Corrêa, fundadora e CEO do app Lady Driver e Ana Fontes, CEO da Rede Mulher Empreendedora, falam sobre os desafios das mulheres que desejaram abrir e liderar suas próprias empresas


12 de agosto de 2020 - 11h56

Gabryella Corrêa, fundadora e CEO do Lady Driver e Ana Fontes, CEO da Rede Mulher Empreendora, são as entrevistas do sexto e último episódio da série de podcasts Women to Watch em 2020 (Crédito: Meio & Mensagem)

Para muitas pessoas, conseguir ser dono do próprio negócio é um dos principais objetivos de vida. No caso das mulheres brasileiras, mais do que a realização de um propósito, empreender significa, muitas vezes, um caminho para a sobrevivência. Responsáveis, muitas vezes, pelo sustento da família, elas conseguem transformar habilidades e gostos pessoais em um modo de vida – e, muitas vezes, em um negócio rentável.

Um levantamento feito pela Global Enterpreneurship Monitor, que analisou 49 nações, coloca o Brasil como o sétimo país com maior número de mulheres empreendedoras. Considerando apenas os índices formais, o País possui mais de 24 milhões de mulheres que criaram e lideram seus negócios.

A tarefa de empreender, no entanto, é extremamente desafiadora, ainda mais em um território com tantas desigualdades econômicas e, também, questões ainda não solucionadas de desequilíbrio de gênero. Para refletir sobre os desafios, responsabilidades e caminhos do empreendedorismo feminino, o sexto episódio da série de podcasts Women to Watch conta com duas participantes que vivenciam, diariamente, essa questão.

Ana Fontes, CEO da Rede Mulher Empreendedora, decidiu usar sua experiência pessoal após algumas tentativas frustradas de ter seu próprio negócio para criar uma comunidade de apoio a outras profissionais que desejam seguir o caminho do empreendedorismo. Gabryella Corrêa, fundadora e CEO do aplicativo Lady Driver, já vinha de algumas experiências de empreendedorismo quando passou por uma situação de assédio em uma corrida feita por aplicativo, que lhe impulsionou a pensar em um serviço de mobilidade voltado essencialmente para mulheres.
Ao compartilharem seus exemplos de vida e trabalho, as profissionais destacam os elementos que ainda dificultam o caminho das mulheres que desejam empreender e mencionam as questões sociais que também interferem nessa questão.

O Podcast Women to Watch é um novo produto da plataforma Women to Watch, versão brasileira de uma iniciativa criada pelo Advertising Age há mais de 20 anos para destacar as mulheres das indústrias de publicidade, marketing e mídia. Desde 2013, o Women to Watch é realizado no Brasil pelo Meio & Mensagem. Ao longo de seis episódios, o Podcast Women to Watch reuniu sempre uma dupla de profissionais de comunicação para falar sobre os temas que impactam diretamente a carreira das mulheres e, por meio da troca de experiências pessoais e de diferentes visões, tentar apontar possível caminhos para que as futuras executivas, gestoras e empreendedoras encontrem um cenário profissional mais favorável. Ouça:

Em março, na estreia do projeto, o tema abordado foi Maternidade, que contou com a participação da diretora de planejamento da Dentsu Brasil e presidente da consultoria MammaLab, Priscila Cerutti,e da diretora de marketing do Carrefour no Brasil, Silvana Balbo. Em abril, o tema discutido foi Criatividade, sob as experiências de Andrea Siqueira, diretora-geral de criação da BETC/Havas e Joanna Monteiro. Já em maio, Miriam Shirley, CEO da Sapient AG2 e Marcia Esteves conversaram sobre os desafios de gerir empresas e pessoas, sobretudo em tempos tão turbulentos como o atual. Em junho, os temas da conversa foram Inovação e Tecnologia, debatidos por Sarah Buchwitz, VP da Mastercard na América Latina e Camila Costa, sócia e CEO da ID\TBWA. E, no mês passado, o episódio se voltou ao universo dos influenciadores, sob a análise de Samantha Almeida, ex-head de conteúdo da Ogilvy Brasil e Inaiara Florência, partner e diretora de plataformas da Avellar Media.

Todos os episódios dessa temporada estão disponíveis no Spotify e nas principais plataformas de áudio. Veja abaixo os outros cinco episódios:

 

 

 

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • BBB 24: Seara é a marca mais mencionada da edição do reality

    BBB 24: Seara é a marca mais mencionada da edição do reality

    Seara, Chevrolet, iFood, Stone e Amstel integram o top cinco das marcas mais mencionadas nos 100 dias do BBB 24

  • Meta se une a Trope para ajudar marcas a se comunicarem com a geração Z

    Meta se une a Trope para ajudar marcas a se comunicarem com a geração Z

    Consultoria e big tech criam solução voltada aos Reels que visa auxiliar nos insights, criação e produção de conteúdo por creators