Os aprendizados da TV ZYN, do SBT, com o público teen

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Os aprendizados da TV ZYN, do SBT, com o público teen

Lançada em maio do ano passado, plataforma já soma cinco milhões de seguidores na rede e se posiciona como uma ouvidoria do público infanto-juvenil


3 de fevereiro de 2021 - 7h36

Em maio do ano passado, o SBT reforçou suas apostas no público infanto-juvenil com o lançamento da TV ZYN. O projeto multiplataforma queria explorar ainda mais o universo dos jovens influenciadores que passam pela emissora. Com direção de conteúdo de Ricardo Mantoanelli, diretor de teledramaturgia do SBT, e parceria com o departamento digital da casa, o projeto envolveu estrelas teens como Maisa Silva, Flávia Pavanelli, João Guilherme e Sophia Valverde.

 

Atriz Sophia Valverde no cenário do quadro Crushzyn, da TV ZYN (Crédito: Divulgação)

Os resultados desse investimento já começam a aparecer. No mês passado, após oito meses no ar, a plataforma já somava cinco milhões de seguidores nas redes em que está presente.  Só no canal do Youtube, são mais de 2 milhões de inscritos, 999 vídeos disponíveis, 220,6 milhões de visualizações e 26,7 milhões de horas assistidas.

Jornada de aprendizado

Carolina Gazal, gerente de conteúdo digital do SBT, conta, que no início, o canal entregava em sua maioria um conteúdo derivado da novela As Aventuras de Poliana, um dos sucessos infanto-juvenis da emissora. Entretanto, com o crescimento dos números, a TV ZYN passou a investir em conteúdos mais variados e apresentar influenciadores que não necessariamente tem uma conexão direta com o SBT.

“Os primeiros meses foram essenciais para a TV ZYN conquistar e entender sua audiência. Percebemos que existe uma demanda do público infanto-juvenil por conteúdos ricos em troca de experiências e discussões que envolvam os interesses da geração Z. Além disso, os fãs das novelas do SBT também se mostraram carentes de conteúdo. A TV ZYN se moldou para entregar esses conteúdos”, conta a executiva sobre esse processo.

Variedade de plataformas

Influenciadores são chave da estratégia da plataforma (Crédito: Divulgação)

Com essa aposta em conteúdos originais, agora, a plataforma se prepara para lançar uma websérie sobre os conflitos da adolescência, conteúdo sobre a vida em família dos influenciadores teens e o programa semanal Crushzyn, com a atriz e embaixadora do canal Sophia Valverde. Para dar vazão a essa produção, o grupo a aposta na segmentação das plataformas e aumentou sua frequência de publicações.

“O YouTube traz nossos conteúdos na íntegra para maratonar. O Instagram é uma plataforma que traz muita inspiração, fazemos enquetes, temos a brincadeira ‘copia e cola’ e muito bastidor. Já o Tik Tok tem a função de brincar com os fãs, fazer desafios, dar voz e espaço para a galerinha e estreitar a conversa do público com seus ídolos”, explica a gerente de conteúdo digital do SBT.

Oportunidade comercial

A Mattel foi um dos primeiros parceiros comerciais a investir no projeto. Juntos, eles desenvolveram o Projeto Barbie – O Novo Elemento Zyn, um reality com influenciadoras teen, que mostravam seus talentos e reforçavam a premissa da marca de que “Você pode ser tudo o que quiser”.

Carolina Gazal destaca o potencial da plataforma como ponto de conexão com o público jovem. “É a primeira ouvidoria inteligente dos adolescentes e as marcas podem estar inseridas na conversa com os nossos influenciadores. Dilemas da adolescência, profissões que ainda não existem, desafios do meio ambiente e outros assuntos estarão presentes nos novos formatos para 2021, sempre de forma moderna e divertida. É uma excelente oportunidade para as marcas se associarem à nova geração”.

*Crédito da foto no topo: Mfto/ iStock

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