Rádio Capital migra para eFM com estratégia multiplataforma

Buscar

Rádio Capital migra para eFM com estratégia multiplataforma

Buscar
Publicidade

Mídia

Rádio Capital migra para eFM com estratégia multiplataforma

Com estreias de rádios na faixa FM estendida, emissoras se preparam para maior competitividade com novos players


1 de junho de 2021 - 6h00

Este mês, o Ministério das Comunicações deu início a migração de algumas rádios para a FM estendida (76 até 87 MHz) em caráter científico. Uma das rádios que migrou do AM para o FM foi a rádio Capital. Agora, a emissora ocupa o dial 1040 kHz no AM, 77.5 no eFM e tem a programação transmitida no Facebook e YouTube.

 

Empresa contrata novos apresentadores e muda identidade visual (Crédito: Reprodução/Capital Multiplataforma)

A emissora iniciou os pedidos para migrar ainda em 2014. Em janeiro, a empresa iniciou os preparativos para que a migração ocorresse. De acordo com Marcello Cesário, diretor comercial da Capital Multiplataforma, a emissora foi eleita por se tratar de uma rádio comercial que depende da publicidade para sobreviver. Em 2020, o meio rádio somava 4,2% do investimento publicitário.

Nas três semanas desde que o dial FM foi ativado, a emissora já obteve uma resposta positiva dos anunciantes. O Extra está patrocinando a programação sobre futebol e a Volkswagen patrocina o programa Brasil Caminhoneiro. “O nosso discurso não precisou ser montado. O fato da gente estar em FM já teve resposta do mercado. Estamos sendo bem recebidos pelas agências”, conta Cesário.

Quando o AM e a própria rádio Capital começou a perder share de investimento publicitário, o executivo mudou sua proposta ao mercado publicitário e começou a levar às agências projetos de branded content. Os spots se tornaram adicionais que a mídia oferecia aos anunciantes. “A resposta foi boa. Eu mantive faturamento e hoje eu tenho números importantes”, indica.

Além do investido em modernização dos equipamentos, na transmissão simultânea nos dois espectros e na estrutura de tecnologia do seu prédio na Avenida Paulista, em São Paulo, em abril, a rádio realizou um rebranding no qual ganhou nova identidade visual e passou a ser atendida pelo nome Capital Multiplataforma. A interação com público também adotou uma postura mais descontraída. O objetivo é transformar os chats de sua programação ao vivo em tipo de sala de estar onde recebe os amigos. Para o rebranding, foram realizadas pesquisas com ouvintes.

O aspecto Multiplataforma da nova marca se refere ao investimento da empresa em tornar sua programação disponível para internautas com estúdio próprio para a transmissão de vídeo e aplicativo. Isso sem perder o DNA de rádio, afirma Cesário. “Eu tenho uma marca de 43 anos em rádio, não posso abandonar da noite para o dia para acompanhar o mercado”, afirma.

Para promover o novo dial, a Capital Multiplataforma está apostando em uma campanha que ocupa OOH, tutoriais de como sintonizar a FM estendida e recebe representantes da Anatel para falar sobre o processo de migração do meio como um todo. Além disso, a emissora distribuiu dois mil rádios com a FM estendida para os ouvintes, já que alguns devices mais antigos não incluem o espectro. Outra estratégia é destacar os nomes na programação, que inclui o Padre Marcelo Rossi, Paulo Lopes e Leão Lobo. Para a migração, a emissora contratou uma equipe de esportes e o locutor José Silvério.

A migração tem diversos objetivos, entre eles: liberar o espectro para outros usos e atender uma demanda das próprias rádios AM por melhor qualidade no som e menos interferência. Apesar de ter um alcance de área maior, o AM sofre interferência de outros sinais, principalmente próximo a centros urbanos, o que prejudica sua transmissão e, como consequência, afasta os anunciantes. Em 2020, o meio rádio somava 4,2% do investimento publicitário.

Porém, o espectro da FM convencional (88 a 108 MHz) não comporta novas emissoras em algumas cidades do País. Assim, foi necessário o desligamento das TVs analógicas dos canais 5 e 6 para liberar espaço para a FM estendida.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • BBB 24: Chevrolet é a marca mais mencionada na 15ª semana

    BBB 24: Chevrolet é a marca mais mencionada na 15ª semana

    Chevrolet, Seara, Oi Fibra, iFood e Centrum integram o top cinco das marcas mais mencionadas na última semana do BBB 24

  • SporTV, Premiere, Band: veja quem transmitirá a Série B do Campeonato Brasileiro

    SporTV, Premiere, Band: veja quem transmitirá a Série B do Campeonato Brasileiro

    Competição de futebol estará disponível no formato multiplataforma, com TV aberta e por assinatura, pay-per-view e digital