Paulistão Sicredi 2022 terá transmissão pelo YouTube

Buscar

Mídia

Publicidade

Paulistão Sicredi 2022 terá transmissão pelo YouTube

Campeonato estadual terá 16 partidas exibidas ao vivo de forma aberta para todo o público

Valeria Contado
7 de junho de 2021 - 15h02

São Paulo, campeão da edição 2021 do Campeonato Paulista. (Crédito: Divulgação)

Atualizada em 07/06, às 15:44

O Campeonato Paulista (o Paulistão) é um dos torneios estaduais mais populares do país. A final da edição 2021, exibida pela Globo no último dia 23 – que consagrou o São Paulo como campeão – bateu 36 pontos de audiência, segundo informação da coluna de Gabriel Vaquer, do UOL. Para o próximo ano, a competição será transmitida pelo YouTube.

A Federação Paulista de Futebol divulgou nesta segunda, 7, através de sua conta no Twitter (@Paulistao) que fará a exibição de 16 partidas da edição de 2022 de forma digital e gratuita, através do seu canal no YouTube. O anúncio avisa, ainda, que a plataforma será a única digital aberta a ter acesso aos jogos.

A plataforma irá transmitir um jogo por rodada, durante a primeira fase, além de uma partida por etapa da segunda fase (quartas de final, semifinal e final). Além disso, a Federação conta que deve abrir possibilidades para que criadores de conteúdo usem materiais disponíveis na plataforma.

Fábio Coelho, presidente do Google Brasil, avalia o acordo como algo promissor. “Esperamos poder trazer jogos emocionantes do Campeonato, assim como todo tipo de conteúdo relacionado à transmissão, capaz de agradar ao nosso público global e diversificado”.

Segundo informações do UOL, a negociação entre o Google (YouTube) e a Federação não é exclusiva – ou seja, além da transmissão nesse canal digital, a Federação também poderá negociar os direitos com emissoras de TV e demais veículos. Na TV Aberta, até este ano, os direitos do Paulistão pertenceram à Globo.

Essa não é a primeira inserção da competição no digital. Na segunda quinzena de fevereiro aconteceu o lançamento da plataforma streaming Paulistão Play, que conta com transmissões ao vivo, exibição de melhores momentos e conteúdos especiais. Apenas os jogos de competições paulistas são comercializados nesse modelo.

Vale ressaltar que a edição de 2020 do Campeonato Paulista Feminino teve todos os jogos transmitidos de forma online, através da página do Facebook, criada especialmente para a modalidade.

Além disso uma equipe 100% voltada para o futebol feminino foi captada para a realização das transmissões. O desenvolvimento da série Absolutas, em parceria com a marca Clear e a iniciativa Bora Jogar, também foram realizadas via rede social.

Agora, o campeonato feminino será transmitido através do YouTube também. O acordo da plataforma com a federação engloba a modalidade, além de outras competições como o sub-20, Serie A2 e a Copinha.

“O acordo vai além: envolve toda temporada do futebol paulista, incluindo o Paulistão Feminino, o campeonato mais tradicional da modalidade no Brasil, e a Copinha, entre outras competições”, explica Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da FPF.

Publicidade

Compartilhe