Mídia

Abertura da Olimpíada tem menor audiência nos EUA em 30 anos

Cerimônia de Tóquio atraiu 16,7 milhões de espectadores para a NBCUniversal; consumo não-linear dos Jogos, no entanto, vem aumentanto

i 27 de julho de 2021 - 7h19

Tenista Naomi Osaka acende a pira olímpica na abertura dos Jogos de Tóquio (Crédito: Reprodução/Olympics.com/Tokyo2020/Getty Images)

A abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio, exibida na última sexta-feira, 23, rendeu à NBCUniversal, rede de TV dos Estados Unidos detentora dos direitos de transmissão da competição, um total de 16,7 milhões de espectadores.
A audiência é a menor registrada em uma abertura olímpica naquele país desde 1988, quando a cidade de Seoul, na Coreia do Sul, sediou os jogos. A audiência alcançada pela NCUniversal envolve tanto o público do canal linear quanto do site, aplicativo e do serviço de streaming Peacock.

Por consequência desse retorno considerado baixo por parte da audiência, o canal de TV começou a entrar em contato com seus anunciantes para oferecer um espaço adicional de mídia e sua programação, a fim de compensar a queda na audiência. Esse procedimento é considerando normal e chegou a ser feito pela NBCUniversal também na abertura dos Jogos do Rio, em 2016.

O desempenho de Tóquio, no entanto, foi inferior. A audiência registrada durante as três de cerimônia de abertura na capital japonesa foi 36% inferior a da abertura da Olimpíada do Rio, que foi assistida por 26,5 milhões de pessoas. Os Jogos de Londres, em 2012, conseguiram atrair 40,7 milhões de espectadores.

Nos Estados Unidos, a cerimônia de abertura começou a ser exibida às 7h de sexta-feira, 23, na Costa Leste e ainda na madrugada (4h) na Costa Oeste. A queda na audiência não é, no entanto, um evento totalmente inesperado. Nesse contexto de pandemia, a TV dos Estados Unidos vem registrando quedas expressivas em sua audiência, algo que aconteceu na edição deste ano do Super Bowl e nas grandes premiações do cinema, como o Oscar.

Apesar disso, o primeiro fim de semana Olímpico foi considerado positivo para a NBCU. A audiência das transmissões tem aumentado sobretudo nas plataformas digitais do canal. A cerimônia de abertura no aplicativo do canal teve uma audiência 76% do que a registrada na abertura dos Jogos de Inverno de 2018 e foi 72% superior ao da abertura da Rio-2016, refletindo um incremento do interesse da audiência pelos formatos digitais.

“Assim como os atletas transformaram a Olimpíada ao continuar ultrapassando os limites do esporte, nossas parcerias de marketing também evoluíram, refletindo a forma como nossa audiência está acompanhando os jogos hoje. Curtir os jogos não é uma atividade linear, e sim uma transmissão multitela – e sabemos que nossa plataforma entregará resultados e impactos a nossos anunciantes. Nossos times estão falando com nossos parceiros todos os dias para garantir que eles atinjam seus objetivos por meio dos jogos”, disse o presidente de advertising and partnerships da NBCUniversal, em comunicado.

Com informações do Advertising Age