Abertura da Olimpíada tem menor audiência nos EUA em 30 anos

Buscar

Abertura da Olimpíada tem menor audiência nos EUA em 30 anos

Buscar
Publicidade

Mídia

Abertura da Olimpíada tem menor audiência nos EUA em 30 anos

Cerimônia de Tóquio atraiu 16,7 milhões de espectadores para a NBCUniversal; consumo não-linear dos Jogos, no entanto, vem aumentanto


27 de julho de 2021 - 7h19

Tenista Naomi Osaka acende a pira olímpica na abertura dos Jogos de Tóquio (Crédito: Reprodução/Olympics.com/Tokyo2020/Getty Images)

A abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio, exibida na última sexta-feira, 23, rendeu à NBCUniversal, rede de TV dos Estados Unidos detentora dos direitos de transmissão da competição, um total de 16,7 milhões de espectadores.
A audiência é a menor registrada em uma abertura olímpica naquele país desde 1988, quando a cidade de Seoul, na Coreia do Sul, sediou os jogos. A audiência alcançada pela NCUniversal envolve tanto o público do canal linear quanto do site, aplicativo e do serviço de streaming Peacock.

Por consequência desse retorno considerado baixo por parte da audiência, o canal de TV começou a entrar em contato com seus anunciantes para oferecer um espaço adicional de mídia e sua programação, a fim de compensar a queda na audiência. Esse procedimento é considerando normal e chegou a ser feito pela NBCUniversal também na abertura dos Jogos do Rio, em 2016.

O desempenho de Tóquio, no entanto, foi inferior. A audiência registrada durante as três de cerimônia de abertura na capital japonesa foi 36% inferior a da abertura da Olimpíada do Rio, que foi assistida por 26,5 milhões de pessoas. Os Jogos de Londres, em 2012, conseguiram atrair 40,7 milhões de espectadores.

Nos Estados Unidos, a cerimônia de abertura começou a ser exibida às 7h de sexta-feira, 23, na Costa Leste e ainda na madrugada (4h) na Costa Oeste. A queda na audiência não é, no entanto, um evento totalmente inesperado. Nesse contexto de pandemia, a TV dos Estados Unidos vem registrando quedas expressivas em sua audiência, algo que aconteceu na edição deste ano do Super Bowl e nas grandes premiações do cinema, como o Oscar.

Apesar disso, o primeiro fim de semana Olímpico foi considerado positivo para a NBCU. A audiência das transmissões tem aumentado sobretudo nas plataformas digitais do canal. A cerimônia de abertura no aplicativo do canal teve uma audiência 76% do que a registrada na abertura dos Jogos de Inverno de 2018 e foi 72% superior ao da abertura da Rio-2016, refletindo um incremento do interesse da audiência pelos formatos digitais.

“Assim como os atletas transformaram a Olimpíada ao continuar ultrapassando os limites do esporte, nossas parcerias de marketing também evoluíram, refletindo a forma como nossa audiência está acompanhando os jogos hoje. Curtir os jogos não é uma atividade linear, e sim uma transmissão multitela – e sabemos que nossa plataforma entregará resultados e impactos a nossos anunciantes. Nossos times estão falando com nossos parceiros todos os dias para garantir que eles atinjam seus objetivos por meio dos jogos”, disse o presidente de advertising and partnerships da NBCUniversal, em comunicado.

Com informações do Advertising Age

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • BBB 25 receberá apenas inscrições em duplas

    BBB 25 receberá apenas inscrições em duplas

    Globo anuncia que as inscrições para a temporada do reality no próximo ano serão feitas apenas por duas pessoas que tenham um laço afetivo

  • Disney une Disney+ e Star+ em um só streaming em junho

    Disney une Disney+ e Star+ em um só streaming em junho

    Nova plataforma terá seções das marcas Disney, Pixar, Marvel, Star Wars e National Geographic, além de novos planos de assinatura