TikTok irá pagar por direitos autorais de músicas no Brasil

Buscar

TikTok irá pagar por direitos autorais de músicas no Brasil

Buscar
Publicidade

Mídia

TikTok irá pagar por direitos autorais de músicas no Brasil

Com contrato fechado entre a empresa e o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição, a plataforma gerará novas fontes de receita e fará pagamento retroativo pelo uso de músicas


28 de julho de 2021 - 14h35

Celular abrindo o aplicativo de vídeos curtos, TikTok (Crédito: Kon Karampelas/Unsplash)


O TikTok anunciou acordo com o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) a fim de garantir o pagamento de direitos autorais a compositoras, editoras musicais e artistas. O contrato foi fechado, segundo à empresa, para enriquecer a experiência dos usuários, bem como auxiliar os criadores de músicas na plataforma por meio de um canal ilimitado. Além disso, a parceria garante ainda o pagamento retroativo pelo uso das canções dentro do TikTok, que atua hoje como uma plataforma que destaca talentos emergentes.

Segundo José María Escriña, diretor de licenciamento musical e parcerias do TikTok para a América Latina, a cooperação com o Ecad estimula o crescimento de novas fontes de receita para autores e editores utilizando o dinamismo da plataforma. Já a superintendente executiva do Ecad, Isabel Amorim, explica que a parceria é um passo importante para a indústria brasileira de música, sobretudo em um momento em que compositores e artistas precisam da renda digital. 

Essa não foi a primeira movimentação do TikTok em relação à direitos autorais. No ano passado, a companhia firmou contrato com a Sony Music Entertainment, o que, de acordo com informações da Bloomberg, permite que os usuários da plataforma tenham acesso às músicas da Sony Records, Columbia Records e Radio American Records dentro de parâmetros legais. 

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também