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Os novos recursos de privacidade que estão em teste no Twitter

Rede social está trabalhando no desenvolvimento de ferramentas que permitam arquivar postagens antigas e remover pessoas da lista de seguidores


3 de setembro de 2021 - 6h00

(Crédito: Joshua Hoehne/Unsplash)


*Do Advertising Age

O Twitter Inc. está planejando testar novos recursos de privacidade para dar aos usuários maior controle sobre suas listas de seguidores e de quem pode ver suas postagens e likes, em um esforço para deixar as pessoas mais confortáveis em interagir e compartilhar conteúdo na rede social.

As ferramentas estão relacionadas ao que os executivos do Twtter chamam de “privacidade social” ou como os usuários gerenciam suas reputações e identidades de serviço. Isso inclui informações como a lista de seguidores de uma pessoa, os tuítes que elas curtem e se suas contas são públicas ou privadas.

Entre os recursos que estão sendo considerados nesses testes está a capacidade de editar a lista de seguidores e uma ferramenta para arquivar tuítes antigos de forma que eles não fiquem mais visíveis para outras pessoas após um período de tempo designado pelo usuário. Esconder os tuítes antigos pode ser uma ferramenta popular para aquelas pessoas que não querem que suas postagens apareçam para sempre, oferecendo uma solução mais fácil do que ter de excluir manualmente os posts e ter de vasculhar mensagens antigas em busca de alguma para deletar.

Uma pesquisa interna revelou que muitos usuários do Twitter não entendem o básico sobre privacidade, como saber se sua conta é pública ou privada, diz Svetlana Pimkina, uma pesquisadora do Twitter. Esses usuários se engajam menos com a rede social por não saberem o que as outras pessoas poderão ver sobre eles.

“Quando as necessidades de privacidade não são atendidas, as pessoas limitam sua autoexpressão. Eles se retiram da conversa”, diz Pimkina. O Twitter começará a solicitar aos usuários que analisem se suas contas são públicas ou privadas a partir deste mês de setembro.

A equipe de privacidade da companhia está trabalhando em vários produtos para tentar amenizar essas incertezas dos usuários. Algumas delas serão testadas em breve e outras ainda estão em estágio de concepção, de acordo com os membros da equipe de privacidade.

Lista de potenciais novos produtos:
Tuítes arquivados: o Twitter permitirá que seus usuários escondam as postagens antigas a partir de um determinado período de tempo. Os tuítes ficarão visíveis ao dono da conta e para mais ninguém. A empresa está considerando uma série de opções para que os tuítes possam ser ocultados, como aqueles postados há 30, 60, 90 dias ou até mesmo um ano. Ainda não há uma dará de lançamento para essa função, que está em fase de concepção.

Remoção de seguidores: usuários poderão em breve remover pessoas que os seguem. A única possibilidade de fazer isso atualmente é bloqueando o seguidor. Está nos planos do Twitter testar essa ferramenta neste mês.

Esconder as curtidas nos tuítes: os usuários poderão, em breve, escolher quem pode ver as curtidas que eles dão na rede social – todo mundo, alguns usuários ou grupos seletos. Não há, ainda, prazo para o teste dessa ferramenta.

Sair de conversas: os usuários terão a opção de se retirar de conversas públicas que acontecem na rede social. Hoje, apenas a pessoa que envia o tuíte tem a possibilidade de escolher quem mencionar. A previsão da empresa é testar esse recurso até o fim do ano.

Parte da motivação da empresa em criar esses recursos é a observação, por parte da equipe, de que os usuários as vezes encontram formas criativas para criar ferramentas que ainda não existem, como bloquear, e na sequência, desbloquear uma pessoa para removê-la de sua lista de seguidores. Muitos usuários deletam manualmente tuítes antigos ou alternam entre contas públicas e privadas, a depender do conteúdo que estão postando.

Poder arquivar os tuítes, particularmente, poderá evitar o medo que muita gente tem de ver mensagens antigas voltando para assombrar em diferentes situações, sobretudo quando buscam por um novo emprego, se inscrevem em um curso ou disputam um cargo político. Empresas rivais, como o Snap Inc. e o Instagram tiveram muito sucesso com produtos do estilo Stories – um sinal de que os usuários se interessam por aplicativos em que suas mensagens não fiquem expostas para sempre. A tentativa de criar um Stories no Twitter, no entanto, não foi bem aceita pelos usuários, mas uma ferramenta que possa dar essa liberdade ao usuário pode se tornar popular.

Em março deste ano, o CEO do Twitter, Jack Dorsey, disse que a companhia tem sido muito lenta para lançar novos produtos nos últimos anos. Ele disse que lançar novas ferramentas mais rapidamente era um novo objetivo da companhia, junto com as metas de receitas e de crescimento de usuários. Especificamente, Dorsey declarou que gostaria de dobrar o número de recursos por funcionários que, diretamente, impulsionem a conquista de novos usuários ou de receitas. Uma porta-voz da empresa não quis comentar sobre o avanço da companhia nesse objetivo.

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