Cartola estreia versão Express

Buscar
Publicidade

Mídia

Cartola estreia versão Express

Fantasy promete premiar os usuários por rodada, além de trazer novidades na versão original


15 de março de 2022 - 6h00

Caio Ribeiro e Roger Flores, ex-jogadores e comentaristas da Globo, apresentaram o novo game (Crédito: Marcos Ribolli)

Como forma de engajar o público com o futebol nacional, o Cartola, fantasy game que tem como base o Campeonato Brasileiro, apresenta novidades e novas versões para os fãs e torcedores. Atualmente, os cartoleiros, como são conhecidos os jogadores, já contam com acesso às versões paga (pró) e gratuita (free).  A partir desta temporada, o público contará com a opção Express, desenvolvida em parceria com a DFS Entretenimento, nova empresa do Grupo Globo. O game se inicia oficialmente com o início do Brasileirão, no dia 9 de abril.

O Cartola Express é um licenciamento do game original, com uma dinâmica diferente, que permite que os usuários montem suas equipes e participem das competições de várias formas, que podem mudar de rodada para rodada com disputas e premiações diversas. O jogador pode apostar em rodada completa, com todos os jogos, ou por um único dia (como quarta ou domingo, por exemplo). O jogador que optar pelo Express poderá montar um ou mais times. Por enquanto, o esquema tático é o 4-3-3, mas as estratégias continuam sendo baseadas no conhecimento sobre os jogadores.

Esse é o momento de trazer para o mercado o estilo daily fantasy, que apresenta dinâmica diferenciada para o jogo, porque a emissora percebeu que essa é a tendência que cresce, observa a CEO da DFS Entretenimento, Alessandra Lewit. “O Grupo Globo já tem experiência importante com o Cartola. Agora, trouxe nova forma de jogar e veio a necessidade de evoluir com o modelo de Express”, afirma. É importante que se conecte com os usuários, diz, e, por isso, a empresa leva em consideração a experiência e como o jogador encara o game.

O Cartola Express traz uma versão não-linear da forma de jogar e disputar os pontos. Durante todas as rodadas ou jogos disputados, todos os usuários partem com o valor igualitário de 140 cartoletas (moeda que movimenta o jogo), e não há a valorização financeira dos times. Os prêmios são distribuídos por rodada, de acordo com o valor pago por cada usuário e número de integrantes nas ligas. “Os dois produtos são baseados em conhecimento. O Cartola tradicional tem um lado de continuidade e social e sentíamos a necessidade de uma dinâmica. Por enquanto, o modelo é baseado nas inscrições”, explica a CEO.

Assim como a versão original, um dos princípios do game será levar informação e engajamento com o futebol brasileiro. Caio Ribeiro, ex-jogador e atualmente comentarista da Globo e SporTv, afirma que o Cartola é uma forma de incentivar as pessoas a estudarem o futebol brasileiro, já que o game trabalha com scouts (que são métricas e estatísticas de jogadores e das partidas).

Novo Cartola Express conta com um time de especialistas, liderados por Alessandra Lewit, CEO e Heloisa Soares, especialista do produto, além de embaixadores como os ex-jogadores Roger Flores e Pedrinho (Crédito: Marcos Ribolli)

Outro ponto levado em consideração, tanto pelo Grupo Globo quanto pela DFS, é a infraestrutura. Heloisa Soares, especialista do produto, comenta que o usuário tem um leque de opções para escolher como prefere se relacionar com o jogo, no sentido financeiro, com os pacotes de depósito. “Temos uma wallet, na qual o usuário pode fazer depósitos através de Pix ou escolher de acordo com a sua preferência”, diz. Para isso, as empresas se uniram à FanDuel, que fornece a plataforma tecnológica para o torneio, à Stone, fintech do Grupo Globo que oferece as soluções de pagamento e segurança financeira, e à Idwall, startup referência no mercado de autenticação digital antifraude.

O fantasy tem versão piloto que funcionará durante as rodadas da fase de grupos do Campeonato Paulista. Alguns cartoleiros já estavam fazendo testes e experimentando as funcionalidades. Agora, a versão Express está disponível para todos. Para a divulgação dessas novidades, a Globo escalou um time de dez influenciadores (que são cartoleiros) para comunicar as inovações em seus canais, além dos comentarista e ex-jogadores Pedrinho e Roger Flores, que é embaixador do game. A campanha se estende à TV e ao ambiente digital.

O Cartola tradicional passou por repaginação para a temporada. Além de mudanças em aspectos do jogo, como a computação dos pontos através dos scout e de funcionalidades ligadas ao banco de reserva e capitão, o game promete distribuir mais de R$ 1 milhão em prêmios, com o parceiro Méliuz, que passa a oferecer opções de cashback (de 10% na contratação do Cartola Pro e R$ 0,50 a cada rodada que o time for escalado). As premiações variam de acordo com o ranking da competição, mesmo na modalidade free. Os 100 maiores pontuadores de cada rodada serão premiados, assim como o melhor usuário de cada mês da disputa, os Top 5 do turno e returno e os Top 10 melhores da temporada.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Meta deve ultrapassar TV em receita publicitária em 2025

    Meta deve ultrapassar TV em receita publicitária em 2025

    Levantamento Global Advertising Trends foi realizado pela Warc e projetou o desempenho das redes sociais nos próximos anos

  • Globo será parceira de mídia no Festival Olímpico Parque Time Brasil

    Globo será parceira de mídia no Festival Olímpico Parque Time Brasil

    Globo e SporTV terão um hub de mídia diretamente do parque para amplificar a cobertura dos jogos