Assinar

Barnes Noble tenta sobreviver com Nook

Buscar
Publicidade
Marketing

Barnes Noble tenta sobreviver com Nook

Centenária livraria dos Estados Unidos busca repaginar seus negócios para sobreviver na era digital


24 de janeiro de 2012 - 9h15

Até quando o prazer de folhear livros vai resistir às tentadoras facilidades despejadas pela tecnologia ? A praticidade dos e-books encanta uma legião cada vez maior de adeptos fazendo trepidar o negócio de livrarias centenárias, como a americana Barnes & Noble, que nasceu como uma gráfica em 1873 e teve a sua primeira loja aberta em Nova York, em 1917.

O maior varejo de livros dos Estados Unidos, com 40 milhões de consumidores, passa atualmente por uma repaginação. A operação física da marca, hoje com 700 estabelecimentos, acaba de se separar da área mais lucrativa da empresa, o Nook, divisão de leitores digitais criada em 2009 e com receita anual de US$ 1,5 bilhão. O anúncio não agradou aos investidores e as ações caíram 17%, uma perda em valor de mercado da ordem de US$ 139 milhões. Mas para William Lynch, CEO da Barnes & Noble, os negócios ainda estarão interligados porque são as lojas físicas que vendem os aparelhos e acessórios Nook.

Separar para valorizar
O objetivo, segundo entrevista de Lynch publicada na Bloomberg BusinessWeek e reproduzida na edição dessa terça-feira, 24, pelo jornal Valor Econômico, é dobrar a base do Nook nas lojas e, com o desmembramento, aumentar o peso da operação digital nas ações da empresa, em queda de cerca de 50% desde junho. Independente, a nova empresa Nook venderia uma participação minoritária aos investidores por meio de uma oferta pública inicial de ações, tendo a Barnes & Noble como acionista majoritária.

Hoje, a cotação de US$ 11 dos papeis da empresa leva em consideração apenas o valor das lojas de varejo e em universidades, mas não o das operações com o Nook. De acordo com o analista David Schick, da Stifel Nicolaus, isso acontece porque o Nook vem consumindo portentosos investimentos para se adaptar e concorrer com negócios que já nasceram voltados para a era digital, como o Kindle da Amazon e os iBooks e iPads da Apple.

Butiques Nook com serviços especializados, promoções de aparelhos, cafés e áreas de recreação com acesso sem fio grátis à internet e até a expansão das vendas de artigos infantis, como brinquedos, jogos e a disponibilização de Nooks de testes para as crianças, têm ajudado a Barnes & Noble a diversificar a sua atuação. Mas a sobrevivência num mundo cada vez mais digitalizado ainda é um desafio com muitas páginas em branco.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Nike estende patrocínio à CBF por mais 12 anos

    Nike estende patrocínio à CBF por mais 12 anos

    Marca que patrocina e fornece material esportivo para a Confederação desde 1996, prolonga a parceria até 2038

  • Budweiser inicia contagem regressiva para o Super Mundial

    Budweiser inicia contagem regressiva para o Super Mundial

    Durante o sorteio dos grupos da competição, marca levou containers para pontos marcantes para os clubes participantes