Comunicação

Bem Bolado se une ao Porta dos Fundos para abordar uso recreativo de cannabis

Para este ano, a Bem Bolado estuda ampliar as parcerias no cenário musical com artistas do Trap e do Funk

i 26 de janeiro de 2024 - 16h20

Campanha Porta dos Fundos e Bem Bolado_Crédito Divulgação

Em campanha para Bem Bolado, personagens do Porta dos Fundos são colocados em situações que promovam o debate sobre cannabis recreativa (Crédito: Divulgação)

O Porta dos Fundos estrela campanha publicitária da Bem Bolado, marca de produtos para tabacaria e weed wear. Em quatro episódios curtos, Antonio Tabet interpreta o Peçanha, personagem que satiriza as forças policiais, em situações cômicas envolvendo o universo cannábico. Com projeto in-house, a campanha “Maconhista” estréia nessa sexta-feira, às 16h20, nas redes sociais das marcas.

Para Fabrício Penafiel, fundador e diretor de marketing da Bem Bolado, campanhas bem-humoradas e disruptivas podem gerar a concientização para o público leigo de forma acessível. “Quando usamos a sátira para questionar e desconstruir estereótipos, estamos desafiando preconceitos, quebrando a norma, fazendo as pessoas repensarem as perspectivas antiquadas. Com isso, contribuímos para uma mudança cultural e ampliamos o debate de um tema tão comum e tão tabu quanto a cannabis”, diz.

O personagem interpretado por Tabet é comumente conhecido pelas esquetes em que satiriza a truculência policial em situações corriqueiras. “Sabemos a realidade de um país como o Brasil e seus problemas sociais, por isso acreditamos que, com esses personagens, conseguiremos tirar as pessoas da zona de conforto”, ressalta. Os episódios também mostram o lançamento collab com Porta dos Fundos, a ‘Seda do Porta’. Nos vídeos os diferenciais e qualidade do material utilizado nos produtos Bem Bolado são destacados pelos “maconhistas”.

Quais os cuidados para trabalhar o tema?

Porém, Penafiel ressalta que a maconha ainda é um tema delicado, mas que a sagacidade da piada e uma boa ideia criativa podem contornar qualquer preconceito. “A seda é um produto lícito, mas que no imaginário popular está associada a maconha. Brincar com essa ideia pré-concebida de legalidade, mesmo sem investir num projeto de marketing tradicional por motivos óbvios, sempre nos permitiu maior liberdade para tocar no assunto de maneira leve e sarcástica”, ressalta. Além disso, para 2024, a Bem Bolado estuda ampliar as parcerias no cenário musical com artistas do Trap e do Funk. A marca pretende seguir os passos da proposta da campanha Legado de Ouro, em homenagem ao Sabotage.

Os diálogos entre Porta dos Fundos e Bem Bolado começaram em meados de 2022 com estudos de produtos e licenciamento de marca. No começo da semana, a marca publicou um pseudo comunicado oficial na qual dizia que a Bem Bolado estava sendo investigada pela polícia. Porém, ao final, Antonio Tabet aparece dando início à estratégia de marketing que acontecerá pelos próximos três meses. Confira o vídeo aqui.