Boticário aposta em inovação para os 30 anos de Floratta
Lançamento celebra nova assinatura olfativa e design criado com consumidoras

Para celebrar os 30 anos de Floratta, O Boticário lança a nova fragrância Floratta Rose Bouquet (Crédito: Divulgação)
*Atualizado às 13h51
Criada em 1995, a linha Floratta nasceu quando O Boticário completava 18 anos. Agora, para celebrar três décadas de história, a marca apresenta um novo produto para a divisão: Floratta Rose Bouquet.
“É uma enorme responsabilidade honrar o legado de uma marca que representa a potência da perfumaria do Boticário. Floratta atravessa gerações, mantendo-se relevante para as consumidoras e fiel à sua identidade floral”, acredita Fernanda Marques, diretora de marketing de perfumaria feminina, que destaca a categoria como uma das que mais crescem no grupo, com avanço de 19% no último ano.
“Os 30 anos são emblemáticos porque mostram respeito à história da marca e, ao mesmo tempo, sua capacidade de se reinventar. A cada lançamento, buscamos combinar a expertise técnica e criativa com o olhar atento às tendências e ao comportamento das nossas consumidoras”, complementa a executiva.
O novo lançamento também incorpora uma tecnologia proprietária, desenvolvida no Jardim de Floratta, espaço localizado dentro da fábrica em São José dos Pinhais (PR).
O local abriga uma sala de cultivo controlado de rosas e gardênias, onde é aplicada a técnica Green In, auxiliada por um “nariz digital” capaz de identificar moléculas com precisão e garantir composições mais fiéis ao natural, com menor impacto ambiental.
Participação das consumidoras
Além disso, Floratta passa por uma renovação estética: a nova identidade visual da linha foi cocriada com mais de mil consumidoras, que participaram do desenvolvimento do novo frasco e da trama floral gravada em relevo.
“A gente entende que existe uma relação intensa com as fãs. Por isso, evoluir a marca passa por ouvir essas mulheres e respeitar a história que elas têm com a fragrância. Precisamos ser puxados para o futuro, mas sem perder o que o produto representa na memória afetiva das consumidoras”, diz a executiva.
Fernanda também destaca o uso de inteligência artificial no desenvolvimento de lançamentos recentes, como o Floratta Red Passion, lançado no início do ano.
A tecnologia foi usada para analisar mais de 50 mil comentários espontâneos de consumidoras sobre perfumes da marca, mapeando emoções e preferências que influenciaram a criação da nova fragrância.
“Partimos de uma escuta diferente, não só nos nossos canais, mas em todo o ambiente digital, para entender quais atributos e ingredientes poderiam tornar a experiência de Floratta ainda mais assertiva”, explica.
Segundo a porta-voz, o objetivo da marca é sustentar a liderança e continuar oferecendo valor real, qualidade e inovação ás consumidoras.
Atualmente, Floratta reúne 11 versões em seu portfólio e mantém entre seus best-sellers os clássicos Floratta Blue, Floratta Rose e Floratta Red.
