Brasileiro é o adolescente mais vaidoso
Estudo da Kantar na América Latina revela hábitos de consumo dos jovens da região
Estudo da Kantar na América Latina revela hábitos de consumo dos jovens da região
Roseani Rocha
26 de abril de 2012 - 8h15
Cuidar do corpo não é tarefa fácil na adolescência, época de transformações, de combate às famigeradas espinhas etc., mas os brasileiros nessa faixa etária vão à batalha e são, em toda América Latina, os mais vaidosos.
É o que atesta a pesquisa “Lateenos”, da Kantar World Panel que incluiu 15 países da região. No ano passado, os adolescentes eram 151 milhões, representando 27% da população da América Latina (e a estimativa é de que em 2015 esse percentual caia para 23%). O Brasil sozinho tem 51% dos adolescentes da região.
A maioria dos “lateenos” (56%) gasta o dinheiro que recebe dos pais, ou conquista trabalhando, em roupas e acessórios. No caso do Brasil o percentual sobe para 66%. Em segundo lugar vêm os gastos em alimentos, 45% para ambos, e o terceiro item varia. Na América Latina é o gasto com Transporte (36%) e no Brasil está o Cuidado Pessoal (39% das respostas), confirmando a nossa propensão à vaidade desde cedo. “A brasileira especialmente vive uma pressão para ser perfeita. Há um padrão de beleza mais exacerbado aqui e nos cobramos uma perfeição que não existe em outros países. E isso acaba se refletindo no bolso e até para os adolescentes, está no nosso DNA e também é estimulado pela mídia”, avalia Patricia Menezes, gerente de marketing da Kantar Worldpanel.
Com o quarto item no Brasil sendo o Transporte e na região os Cuidados Pessoais, o quinto lugar ficou com gastos em telefonia (24% na região e 20% no Brasil).
Para o adolescente brasileiro, no quesito Cuidados Pessoais, as cinco principais preocupações são: Dentes (43%), Cabelos (36%), Acne (31%), Excesso de Peso (23%) e Estrias (20%).
Hábitos de compra
O estudo avaliou também o grau de proatividade dos teens na hora de buscar os produtos que gostam de consumir. Na região, a maioria 54% declararam ser grandinhos e ir às compras do que necessita, mas o segundo maior percentual (19%) é formado pelo grupo para quem vale o que já tiver em casa, comprado pelos pais. Depois deles, vêm 18% que pedem aos pais para comprar o que querem e, finalmente, 8% dos adolescentes disseram confiar na escolha dos pais.
Sem especificar dados, o estudo afirma, ainda, que as meninas são maioria entre aqueles que vão eles próprios comprar os produtos de que precisam.
A gerente da Kantar destaca que, além das companhias do setor têxtil, outras empresas passaram a dar mais atenção ao público adolescente, mas ainda é um movimento recente e ela considera haver ainda grandes oportunidades, particularmente para as áreas de cuidados pessoais (que ainda foca muito nas meninas), alimentos e telecom.
O estudo acaba sendo uma chance para avaliar o tamanho desse mercado e o que os adolescentes desejam. “O consumidor, especialmente no Brasil, está mais poderoso e o adolescente é o consumidor do futuro. Eles são os desafios que as empresas terão amanhã”, destaca Patricia.
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