Cidade Matarazzo terá Casa Bradesco da Criatividade
Complexo instalado no prédio histórico terá maior sala de exposição privada de São Paulo, espaço multidisciplinar, lab para crianças e será inaugurado com exposição de Anish Kapoor em 2021
Cidade Matarazzo terá Casa Bradesco da Criatividade
BuscarCidade Matarazzo terá Casa Bradesco da Criatividade
BuscarComplexo instalado no prédio histórico terá maior sala de exposição privada de São Paulo, espaço multidisciplinar, lab para crianças e será inaugurado com exposição de Anish Kapoor em 2021
13 de fevereiro de 2020 - 6h20
O Bradesco e o Cidade Matarazzo, projeto de reciclagem urbana que transformará o antigo complexo do Hospital Umberto I, em São Paulo, em um empreendimento multiuso, anunciaram a criação da Casa Bradesco da Criatividade. O complexo cultural, que será instalado em um dos prédios históricos que compõem o Cidade Matarazzo, englobará a maior sala de exposição privada de São Paulo, um espaço multidisciplinar, um lab para crianças e outro para eventos.
A proposta do espaço é apresentar uma nova abordagem da cultura, com ênfase na originalidade, singularidade e diversidade. O local será inaugurado em meados de 2021 com uma exposição do escultor inglês de origem indiana Anish Kapoor. A curadoria da Casa Bradesco da Criatividade é de Marcello Dantas, organizador de exposições artísticas, e Alex Allard, fundador do Cidade Matarazzo. O projeto do complexo é assinado pelo arquiteto francês Rudy Ricciotti, responsável pela concepção do Departamento de Arte Islâmica no Museu do Louvre, em Paris, e do MUCEM, em Marselha, ambos na França.
“O Bradesco é um tradicional apoiador da cultura brasileira, por acreditar no seu poder de transformação. O Banco busca projetos que beneficiem a todos os públicos e que gerem conversas sobre temas relevantes, como diversidade, igualdade, sustentabilidade e inclusão. Temos convicção que a Casa Bradesco da Criatividade reflete esse nosso compromisso e estamos confiantes nas entregas deste espaço para a sociedade”, diz Glaucimar Peticov, diretora executiva do Bradesco.
A Casa Bradesco da Criatividade, instalada num dos prédios do antigo Hospital Matarazzo, construído em 1918, terá quatro espaços. O Bradesco Aqui, com 1.980 metros quadrados, será um campo laboratorial multidisciplinar para fusão e interação entre pensadores e produtores de arte, design, ciência e novas tecnologias do mundo e a criatividade. A Bradesco Sala 22, numa referência direta à ideia da antropofagia enunciada na Semana de Arte Moderna de 1922, funcionará 22 horas por dia, abrigando diversas formas de eventos e atrações, como shows de música, espetáculos multimídia, teatro, dança e aulas de culinária.
Já o Clube Bradesco da Criatividade, com mais de 300 metros quadrados, receberá palestras, debates, encontros e oficinas. Por fim, o Creative Kids Lab Bradesco, com 253 metros quadrados, será dedicado a educar os pequenos sobre o mundo contemporâneo, usando a tecnologia para aprofundar descobertas e estimular a criatividade e a sensibilidade.
Popularmente conhecido como Hospital Matarazzo, o conjunto de edifícios históricos inclui o Hospital Umberto I (1904), a Maternidade Condessa Filomena Matarazzo (1943) e a Capela Santa Luzia (1922). O terreno ocupa uma área de cerca de 30 mil metros quadrados na região da avenida Paulista, em São Paulo, e foi adquirido por Allard em 2011. As três construções, tombadas pelo patrimônio histórico, terão suas fachadas e estruturas integralmente preservadas.
No final de 2020 o edifício da maternidade passará a abrigar o Hotel Rosewood São Paulo, primeiro empreendimento da rede hoteleira na América Latina. A torre Mata Atlântica, concebida pelo arquiteto Jean Nouvel, complementará o hotel Rosewood, com um total de 150 quartos e 122 suítes particulares com serviço do hotel. Os interiores são assinados pelo designer francês Philippe Starck. Já o conjunto do antigo hospital abrigará um espaço comercial que reúne 70 marcas estrangeiras inéditas, cerca de 30 pontos de gastronomia, a Casa Bradesco da Criatividade e 69 casas de artesãos instaladas no jardim, com curadoria de artesanato proveniente dos quatro cantos do Brasil.
Crédito da imagem do alto: divulgação
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros