CIF se expande e chega ao interior de SP
16ª edição do Cultura Inglesa Festival terá shows, mostras de cinema, e apresentações de teatro, dança e artes visuais na capital paulista e mais quatro cidades
16ª edição do Cultura Inglesa Festival terá shows, mostras de cinema, e apresentações de teatro, dança e artes visuais na capital paulista e mais quatro cidades
Fernando Murad
23 de maio de 2012 - 8h13
A partir de sexta-feira 25 a terra da rainha estará em evidência em São Paulo e não será por conta da realização dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão disputados entre 27 de julho e 12 de agosto. Na data, terá início a 16ª edição do Cultura Inglesa Festival, evento sobre cultura britânica promovido pela rede de escola de idioma, e que neste ano será ampliado com versões em quatro cidades do interior e litoral do estado. Além da terra da garoa, Campinas, Sorocaba, São José dos Campos e Santos farão parte da programação, que se estenderá até 30 de junho.
Com a expansão, a expectativa da organização é atingir a marca de 60 mil espectadores, número quase 50% superior aos 42 mil registrados na edição 2011 do festival. “Mudamos o formato em 2011 para atingir outros públicos e decidimos testar em São Paulo. Com o bom resultado, agora teremos quatro novas cidades. O objetivo continua sendo promover o intercâmbio cultural, difundir a cultura britânica e contribuir para a jovialidade da marca, com atributos como modernidade e inovação”, conta Reinaldo Campos, gerente de marketing da Cultura Inglesa.
Bancado inteiramente pela rede, o evento proprietário integra o plano de marketing cultural da instituição de ensino e, além de agregar valor à marca, acaba por atrair novos alunos. “Trabalhamos a marca junto com o conteúdo, fazendo com que as pessoas se motivem a participar e a consumir cultura. O festival acontece no período de pré-matrícula e tem um resquício forte na cabeça do público. As pessoas vêm imbuídas do espírito do festival para fazer a matrícula”, diz Campos, sem revelar números.
Além das atrações musicais (bandas e DJs), mostras de cinema, apresentações de teatro e dança, e exposições de artes visuais, a programação reserva um espaço especial para o esporte. Em homenagem aos Jogos de Londres, a organização promoverá a exposição multimídia “Universo Esportivo Britânico”. A exibição, que acontecerá no metrô de São Paulo, apresentará modalidades tipicamente inglesas, como críquete e rúgbi, os templos do esporte na ilha, grandes vitórias, rivalidades, histórias de superação e ídolos de modalidades como futebol, Fórmula 1 e tênis.
Na parte musical, o programa contempla apresentações das bandas britânicas Franz Ferdinand, The Horrors e We Have Band, e dos DJs Andy Blake e Barry Fratelli, além de conjuntos brasileiros como Garotas Suecas e Banda Uó, e bandas formadas por alunos da Cultura Inglesa como King Crab, Broth3rhood e Sociopatas.
Já na sétima arte, os destaques ficam por conta das mostras Panorama do Cinema Britânico Contemporâneo, com obras como a ficção científica Ataque ao prédio, o drama Toast, do mesmo roteirista de Billy Elliot, e o documentário George Harrison, dirigido por Martin Scorsese; Bowie no Cinema, com os filmes que tiveram a participação do artista pop David Bowie; e Mockumentários Britânicos, com obras no formato de falso documentário.
Nas quatro cidades do interior e litoral a grade inclui a mostra Panorama do Cinema Britânico Contemporâneo, shows dos grupos Broth3rhood, Banda Uó, Garotas Suecas, The Horrors, Sociopatas e We Have Band e dos DJs Funk D’Void e Barry Fratelli, além da exposição “Universo Esportivo Britânico”. O trabalho de comunicação do evento é assinado pela agência Edelman Significa.
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros