Empresas de alimentos se unem em coalizão pela reciclagem
Movimento Juntos pela Reciclagem vai mudar significado de lixo no dicionário e conta com marcas como Nestlé, Cargill, iFood, PepsiCo e Unilever
Empresas de alimentos se unem em coalizão pela reciclagem
BuscarEmpresas de alimentos se unem em coalizão pela reciclagem
BuscarMovimento Juntos pela Reciclagem vai mudar significado de lixo no dicionário e conta com marcas como Nestlé, Cargill, iFood, PepsiCo e Unilever
Taís Farias
5 de junho de 2023 - 11h15
A partir dessa segunda-feira, 5, até o próximo dia 8, é comemorada a semana do Meio Ambiente. De olho nisso, empresas do setor de alimentos e associações representativas se juntaram para criar a campanha “Juntos pela Reciclagem” que vai alterar a definição de lixo do dicionário.
Fazem parte da ação Nestlé, Cargill, iFood, PepsiCo, Unilever, ABIA (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos), ABIPLA (Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional), ANCAT (Associação Nacional dos Catadores) e as empresas Yattó e Menos 1 Lixo.
A primeira entrega dessa coalização é a campanha “Eu, lixo? Sou transformação”, criada pela Publicis, e o site Juntos pela Reciclagem que traz conteúdo educativo sobre o tema. Além disso, o significado do substantivo lixo no dicionário Houaiss passará a ser “Qualquer material que ainda não pode ser reciclado, reutilizado ou compostado”.
Dani Ribeiro, ECD da Publicis Brasil, explica a proposta: “O objetivo é fomentar a conscientização do público em geral a partir do novo significado do lixo. O que antes era definido como algo sem utilidade agora traz valor aos resíduos que, na verdade, são matéria-prima para a produção de novos produtos, gera renda para os catadores e catadoras de materiais recicláveis e contribui para preservar a natureza”.
B3: Investimentos e sustentabilidade em jogo
A campanha e os conteúdos educativos serão compartilhados por todas as empresas e associações envolvidas. A longo prazo, a ideia é que outras empresas de áreas distintas se juntem à iniciativa.
“Esse ressignificado é a oportunidade para abrir diálogo com todos os elos da cadeia e estimular transformações nas empresas e governos, além de chamar a atenção das pessoas para a responsabilidade de separar e destinar de forma correta qualquer resíduo gerado”, aponta Barbara Sapunar, diretora de Business Transformation da Nestlé Brasil, porta-voz das empresas.
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros