Geração Z exige bons produtos antes de sustentabilidade

Buscar

Geração Z exige bons produtos antes de sustentabilidade

Buscar
Publicidade

Marketing

Geração Z exige bons produtos antes de sustentabilidade

Pesquisa da Consumoteca aponta que critérios individuais pesam mais do que compromissos sociais e ambientais na hora da decisão de consumo dos jovens


30 de março de 2023 - 8h14

Mitos e verdades sobre o consumo entre os jovens

(Crédito: Perugini/ Shutterstock)

Mais ativista e exigente em relação à postura social das empresas, a geração Z tende a cobrar atitudes mais sustentáveis e comprometidas por parte das marcas que consome. Ainda assim, as pessoas desse grupo priorizam a qualidade e o relacionamento construídos com esses anunciantes na hora de decidir o que comprar.

Esse é o principal resultado da pesquisa inédita “Geração Z pelas lentes latinas”, realizada pelo Grupo Consumoteca. O estudo ouviu dois mil jovens de 17 a 24 anos, residentes na Argentina, Colônia, Brasil e México. Essas pessoas pertencem às classes A, B e C.

De acordo com a pesquisa, a principal exigência da maioria desses consumidores (80%) é que as marcas lhes entregam bons produtos. Já 70% esperam que aquelas empresas das quais compram produtos ou serviços sejam capazes de construir um bom relacionamento com os consumidores.

Sustentabilidade tem papel na reputação

O fato de priorizarem a qualidade do produto e o relacionamento com os consumidores não significa, no entanto, que a geração Z deixe de lado a preocupação socioambiental.

A pesquisa da Consumoteca aponta que 50% desse público deixa de consumir uma marca caso ela se envolva em algum escândalo social, ambiental ou político, o que indica a importância da reputação para essa geração.

O mesmo percentual (50%) também consideram importante consumir produtos de empresas que demonstrem ter responsabilidade ambiental.

Além disso, 20% dos jovens latinos que participaram da pesquisa afirmaram que posicionamentos políticos relevantes agregam valor na hora de definir que marca irão consumir.

Ainda, o estudo mostrou que 40% dos jovens da Geração Z querem seguir e consumir apenas empresas que considerem éticas e transparentes.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Masp vai hastear bandeira LGBT+ durante a Parada de São Paulo

    Masp vai hastear bandeira LGBT+ durante a Parada de São Paulo

    Iniciativa inédita foi idealizada pelo Castro Festival e viabilizada pela marca Amstel

  • Para líderes, investimento em ESG está conectado à reputação

    Para líderes, investimento em ESG está conectado à reputação

    Pesquisa indica motivações de CEOs e C-level para adoção de práticas de ESG; alta gestão aponta, ainda, imagem da marca e melhora na gestão da empresa