Covid-19: público aprova ações de Ambev e BK
Levantamento da MindMiners mostra que a publicidade é fundamental em momentos de crise e que prioridade das marcas deve ser a proteção de funcionários
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Luiz Gustavo Pacete
19 de março de 2020 - 6h00
Marcas e empresas também possuem responsabilidade no combate ao novo coronavírus. Essa é uma das constatações feitas pelo levantamento realizado pela plataforma MindMiners a pedido de Meio & Mensagem. A pesquisa quantitativa foi realizada nesta quarta-feira, 18, com uma amostra de 500 respondentes de todas as regiões do Brasil. O objetivo do estudo foi identificar a percepção das pessoas em relação ao papel e a ação das marcas em meio à pandemia.
Burger King doará parte da receita para SUS
Questionados sobre o papel das marcas e empresas neste momento, 46,9% dos participantes acreditam que a responsabilidade envolve a ajuda na conscientização da população. Além disso, 28,9% dos entrevistados defendem que as marcas e empresas se manifestem publicamente sobre a pandemia. Para 47,1%, a publicidade tem um papel fundamental de informação e conscientização. Do montante, 40,1% afirmaram que, na última semana, viram ações publicitárias relacionadas ao coronavírus. O sentimento de 48,1% é positivo em relação ao que viram.
Quando a pergunta é sobre lembrança de marcas, 64% apontam que lembram de uma marca associada ao tema nos últimos dias. Em primeiro lugar aparece a Ambev que nesta terça-feira, 17, anunciou se mobilizou para produzir 500 mil unidades de garrafas de álcool gel na cervejaria localizada em Piraí, no Rio de Janeiro. O produto é destinado aos hospitais públicos nos municípios de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, onde se concentra a maioria dos casos da doença até o momento. “A empresa resolveu fazer medidas efetivas para ajudar sistema público de saúde”, diz um dos respondentes. Para outra participante, “a ação deve servir de exemplo para outras marcas”.
Na segunda-feira, 16, o Burger King Brasil, franqueado das redes Burger King e Popeyes no Brasil, anunciou que destinará parte de sua receita líquida de qualquer lanche vendido nos restaurantes de fast-food até o final deste mês para o SUS (Sistema Único de Saúde). A ação aparece entre os respondentes da pesquisa também como importante. Outras empresas também são lembradas, entre elas o iFood que criou um fundo para entregadores com coronavírus e empresas de tecnologia como Google e Facebook que criaram ações para colaborar na contenção do vírus. Ainda de acordo com os respondentes, o foco das empresas neste momento deve ser de proteger e cuidar de funcionários, 30,1%; conscientizar a população em seus canais de comunicação, 28% e realizar doações para ajudar o sistema de saúde, 21,4%.
Marcas promovem movimento #DistânciaSalva
Distância salva
Além das ações lembradas na pesquisa, outras marcas se juntaram para compartilhar depoimentos educativos sobre a contenção ao Covid-19. A iniciativa foi lançada por um grupo de publicitários para incentivar a adoção de medidas prioritárias para conter a proliferação da Covid-19, entre as quais o distanciamento social, capaz de evitar a disseminação do vírus e reduzir a velocidade do contágio. O coletivo criou a conta @distanciasalva no Instagram, convidando as pessoas a compartilhar depoimentos em vídeo, com a hashtag #DistânciaSalva. Entre as empresas participantes estão 99, Hershey, Oi, Itaú Cultural, Rappi, Havaianas, Youse, Isobar, Pros, In Press Porter Novelli, Endemol Shine e OLX.
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