De forma discreta, McDonald’s remove a palavra ESG de seu site nos EUA
Alteração da companhia acontece em momento em que forças conservadoras do país criticam políticas sociais e ambientais por diversas empresas
De forma discreta, McDonald’s remove a palavra ESG de seu site nos EUA
BuscarDe forma discreta, McDonald’s remove a palavra ESG de seu site nos EUA
BuscarAlteração da companhia acontece em momento em que forças conservadoras do país criticam políticas sociais e ambientais por diversas empresas
Meio & Mensagem
14 de agosto de 2023 - 18h45
Com informações do Ad Age e da Bloomberg
O McDonald’s começou a remover, de forma discreta, o termo ESG de algumas áreas de seu site nos Estados Unidos. Esse movimento acontece em um momento em que temáticas ambientais, sociais e de governança têm gerado críticas da ala conservadora de alguns partidos políticos do país.
A área “Propósito & Impacto”, que faz parte do site do McDonald’s, removeu diversas menções ao temo ESG, de acordo com análise feita pela Bloomberg News. Uma página, que era intitulada “ESG Approach & Progress”, mudou o nome para “Our Approach & Progress”. A maior parte do texto, contudo, permanece igual.
Outra página do McDonald’s na internet, anteriormente intitulada “Performance & ESG Reporting”, agora se chama “Goal Performance & Reporting”.
Em alguns casos, a empresa substituiu os termos “questões ambientais e sociais” pela abreviatura ESG.
O MCDonald’s não comentou sobre as mudanças, mas reafirmou seu comprometimento em relatar anualmente o progresso em relação às iniciativas sociais e ambientais. A rede, inclusive, divulgou uma dessas atualizações no início de agosto.
As empresas dos Estados Unidos vêm enfrentando algumas reações negativas em relação a algumas políticas de ESG, que envolvem, por exemplo, temas como direitos e diversidade dos funcionários. Alguns políticos e forças conservadoras dos Estados Unidos têm rotulado essas medidas como “woke capitalism”, algo que pode ser entendido como uma crítica à ações ou propostas de caráter social, que queiram posicionar a marca como uma companhia engajada com temas progressistas.
A decisão da Suprema Corte do país contra ações afirmativas na admissão para universidades também deixou o debate mais acirrado, fazendo com que muitas empresas fiquem na dúvida a respeito da divulgação de suas iniciativas ESG.
No mês passado, por exemplo, uma empresa de gestão de ativos com sede em Ohio, cofundada pelo candidato às eleições presidências primárias do Partido Republicano, Vivek Ramaswamy, enviou uma carta pedindo ao McDonald’s que acabe com algumas de suas políticas de diversidade após decisão do tribunal.
Compartilhe
Veja também
Nike e NFL renovam parceria de materiais esportivos até 2038
Parceria reforça expansão global do esporte, além do desenvolvimento e capacitação dos atletas
As collabs mais inusitadas – e estratégicas – de 2024
Bauducco e Cimed, Risqué e Doritos e Boticário com Paçoca Amor são algumas das parcerias que geraram produtos para captar a atenção dos consumidores de diferentes universos ao longo do ano