Tendências da Globalshop 2012
Evento chega à 20ª edição e traz na pauta, entre outros temas, consumer insights, novos recursos e ideias para PDV, visual merchandising e branding
Evento chega à 20ª edição e traz na pauta, entre outros temas, consumer insights, novos recursos e ideias para PDV, visual merchandising e branding
Meio & Mensagem
28 de fevereiro de 2012 - 7h00
Por Romano Pansera (*)
Las Vegas é a capital mundial do entretenimento adulto. Uma mistura de Hollywood com Disney, que oferece diversão para todos os públicos e gostos. Apesar de ter recebido aproximadamente 40 milhões de turistas no ano passado, Las Vegas continua com um dos maiores índices de desemprego dos Estados Unidos. O que notamos é que os turistas estão gastando menos. Não vemos tanto movimento nas lojas, como acontecia há alguns anos. E, nos cassinos, o movimento também é um pouco menor, com gastos moderados.
É nesse cenário que acontece, entre a quarta-feira 29 e a sexta-feira 02, a Globalshop 2012, o maior evento anual de comunicação de marketing e design para o varejo. A feira reúne mais de 600 expositores que se dividem em seis pavilhões, no Sands Expo and Convention Center.
O evento apresenta novos recursos e ideias para as áreas de arquitetura comercial, visual merchandising, displays, materiais de PDV, além de soluções para o gerenciamento de instalações e manutenção preventiva de lojas, digital store e marketing de serviços para o varejo em geral.
Durante o evento, escreverei sobre os principais temas e novidades apresentados na exposição e no ciclo de palestras com renomados especialistas em comunicação de marketing para o varejo.
A Globalshop neste ano chega à 20ª edição. A organização ressalta que a programação inclui temas como shopper marketing e consumer insights, visual merchandising e branding. Neste ano, haverá ainda um showcase chamado de Design Inspiration.
Além das palestras e exposição, a Globalshop apresenta também o OMA – Outstanding Merchandising Achievemente Awards, o maior prêmio de merchandising do mundo, a versão americana do prêmio Popai Brasil, que destaca, com os índios de ouro, prata e bronze, 28 categorias dos mais eficazes e originais displays utilizados no varejo.
Para a edição 2012 da Globalshop, o Popai Brasil organizou a caravana internacional Popai, que conta com 31 participantes da indústria, do varejo,de agências de promoção e merchandising. Além da visita à feira e do contato com os palestrantes, os integrantes da caravana são recebidos por executivos de grandes varejistas como Best Buy, Target, Harley Davidson, M&M e Whole Foods, que apresentam os bastidores do varejo americano em visitas técnicas guiadas por essas empresas, entre outras cadeias de varejo.
A Globalshop é uma oportunidade enriquecedora de troca de conhecimento e networking, onde é possível avaliar novas soluções para o marketing no varejo e capacitar empresários e executivos brasileiros para aplicação das tendências e ideias vistas nesse grande encontro.
* Romano Pansera é presidente do Popai Brasil. Ele escreve como colaborador para o Meio & Mensagem.
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