Início da Black Friday mostra mudança de buscas dos consumidores em 2022

Buscar

Início da Black Friday mostra mudança de buscas dos consumidores em 2022

Buscar
Publicidade

Marketing

Início da Black Friday mostra mudança de buscas dos consumidores em 2022

Levantamento do Buscapé mostra que celulares continuam liderando as preferências, mas com menos buscas do que em 2021


25 de novembro de 2022 - 11h25

A Black Friday acontece em todo o mundo nesta sexta-feira, 25. A coincidência das datas do período de descontos e a Copa do Mundo vinha gerando expectativas das marcas sobre quais seriam os hábitos dos consumidores para as compras da Black Friday e as influências sobre suas decisões.

Celulares como hábito de busca na Black Friday

(Crédito: NDAB-Creativity-shutterstock)

Uma pesquisa inicial do Buscapé mostra que, nas primeiras seis horas da sexta-feira, itens menos tradicionais estavam na mira das buscas dos usuários. O monitoramento foi feito ao longo do período em mais de 500 lojas parceiras do assistente de compras.

Os celulares aparecem com 45% menos buscas até o momento do que quando comparados ao ano anterior. Já os aparelhos de ar condicionado registraram a menor variação de buscas, de 4%. Apesar dos resultados preliminares, o top 5 produtos mais procurados continua sendo liderado pelos celulares, seguidos de TVs, geladeiras, aparelhos de ar-condicionado – que aparecia em sexto lugar em 2021 – e, por último, lavadoras de roupa. A última registra 59% menos procura.

A companhia vem analisando as buscas entre o último domingo, 20, e a manhã da Black Friday. O segmento de geladeiras tem 7% mais buscas do que no último evento promocional. Enquanto isso, as máquinas de lavar configuram 31% de aumento em relação ao ano passado.

Entre celulares, o mais buscado é o Apple iPhone 13, com o menor preço do mercado chegando a R$ 4.599. O segundo modelo mais buscado – que configura o terceiro lugar no ranking dos cinco produtos mais procurados – é o Samsung Galaxy A53, a partir de R$ 1.399. Do mesmo modo, em último lugar, está o iPhone 11 (com menor preço de R$ 2.969). Segundo o Buscapé, o Galaxy S22 teve preço mais baixo até agora, com uma variação de 2,4%.

O ar-condicionado que se destaca é o Split Hi Wall LG Dual Inverter Voice Artcool – no segundo lugar do ranking –, enquanto a Lava e Seca LG 11kg aparece na quinta posição.

Já em relação a TVs, a segunda categoria mais buscada entre os hábitos dos consumidores na Black Friday, as de telas de 50 polegadas são as mais procuradas, juntamente com as TVs de LED 4K. O Buscapé aponta que, para esses aparelhos, o custo-benefício é “interessante”.

Atualmente, a data se estende no final de semana seguinte a sexta-feira e termina na chamada Cyber Monday, em que o e-commerce ganha foco.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    Marca do Grupo Boticário estará presente no Bumbódromo, nas festas dos bois Caprichoso e Garantido e em festas de rua

  • Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Edição 2024 do PerifaCriativa já conta com Ampfy, Suno United Creators, Agência Solano Trindade, Greenpark, BR Media, JNTO, Vitrio e Fillet como empresas madrinhas