Investidora da empresa, Microsoft contrata ex-CEO da OpenAI
Companhia convidou Sam Altman e Greg Brockman, que também havia deixado a startup, para liderar sua nova área de inteligência artificial
Investidora da empresa, Microsoft contrata ex-CEO da OpenAI
BuscarInvestidora da empresa, Microsoft contrata ex-CEO da OpenAI
BuscarCompanhia convidou Sam Altman e Greg Brockman, que também havia deixado a startup, para liderar sua nova área de inteligência artificial
Meio & Mensagem
21 de novembro de 2023 - 6h05
O setor de tecnologia vem assistindo a uma intensa movimentação nos últimos três dias envolvendo a OpenAI, empresa criadora do ChatGPT e um dos principais players globais de inteligência artificial.
Na sexta-feira, 17, o conselho da empresa surpreendeu o mundo ao noticiar a demissão de Sam Altman sob o argumento de que o executivo não havia sido suficientemente sincero em suas comunicações com o board.
Altman é cofundador e um dos primeiros investidores da OpenAI e a notícia de sua demissão surpreendeu até mesmo os colaboradores da companhia.“O Conselho não confia mais em sua capacidade de continuar liderando a OpenAI”, disse o comunicado, divulgado no site oficial da OpenAI. No mesmo texto, a empresa criadora do ChatGPT apontou o nome de Mira Murati, chief technology officer, como CEO interina.
Horas depois do anúncio da demissão de Altman, Greg Brockman, presidente do Conselho da OpenAI e também fundador da companhia, também se emitiu em solidariedade ao colega.
De acordo com reportagem da Wired, a saída repentina do CEO gerou uma crise na OpenAI. Dos 700 funcionários da empresa, 600 teriam assinado uma carta em que exigiam esclarecimentos a respeito da saída do CEO e na qual ameaçavam deixar a companhia caso os diretores não tomassem providências.
Dois dias depois, a OpenAI tomou uma nova decisão que, de acordo com a imprensa internacional, gerou mais incertezas sobre o futuro da companhia. Após ter apontado Mira Murati como CEO interina, a empresa anunciou que Emmet Shear assumiria o comando da OpenAI.
Shear é um dos fundadores da Twitch, plataforma na qual permaneceu no cargo de CEO até o início deste ano.
Nesta segunda-feira, 20, o executivo anunciou suas primeiras medidas como CEO. Entre elas, está a investigação das causas da demissão de Altman e, com isso, restaurar a confiança da desenvolvedora perante o mercado.
Outra reviravolta nessa história aconteceu também na segunda-feira, 20, quando a Microsoft, que é a principal investidora da OpenAI, anunciou a contratação de Sam Altman.
Além dele, Greg Brockman também passa a fazer parte da companhia, para liderar uma nova área de inteligência artificial.
A notícia foi dada pelo próprio CEO da Microsoft, Satya Nadella, em postagem no X (antigo Twitter).
“Estamos ansiosos para conhecer Emmett Shear e a nova equipe de liderança da OAI e trabalhar com eles. E estamos extremamente entusiasmados em compartilhar a notícia de que Sam Altman e Greg Brockman, juntamente com seus colegas, se juntarão à Microsoft para liderar uma nova equipe de pesquisa avançada em IA. Esperamos agir rapidamente para fornecer-lhes os recursos necessários para o seu sucesso.”, escreveu Nadella.
Em janeiro deste ano, a Microsoft anunciou um investimento de mais de US$ 10 bilhões na OpenAI. “Formamos nossa parceria com a OpenAI em torno de uma ambição compartilhada de promover com responsabilidade a pesquisa de ponta em IA e democratizá-la como uma nova plataforma de tecnologia”, disse Satya Nadella, na época.
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros