Dona do ChatGPT, OpenAI demite CEO por falta de confiança

Buscar

Dona do ChatGPT, OpenAI demite CEO por falta de confiança

Buscar
Publicidade

Marketing

Dona do ChatGPT, OpenAI demite CEO por falta de confiança

Sam Altman não teria sido sincero em suas comunicações com o conselho da companhia, segundo comunicado; a CTO Mira Murati assume a liderança de forma interina


17 de novembro de 2023 - 18h36

OpenAI CEO

Sam Altman não ocupa mais o cargo de CEO da OpenAI (Crédito: Reprodução/Twitter)

O empreendedor e investidor de tecnologia Sam Altman não é mais CEO da OpenAi, plataforma de inteligência artificial proprietária do ChatGPT.

Cofundador e um dos primeiros financiadores da OpenAi – ao lado de nomes como Elon Musk e outros investidores – Altman foi demitido da companhia após um processo de “revisão deliberativa” em que foi concluído, segundo a empresa, que o executivo não havia sido sincero em suas comunicações com o board.

“O Conselho não confia mais em sua capacidade de continuar liderando a OpenAI”, diz o comunicado, divulgado no site oficial da OpenAI.

Quem substituirá o CEO da OpenAI?

No mesmo texto, a empresa criadora do ChatGPT aponta o nome de quem ocupará a liderança de forma interna. Será Mira Murati, chief technology officer da OpenAI.

Na empresa há cinco anos, Mira é citada no comunicado como alguém que teve papel importante na evolução da OpenIA como líder global do segmento de inteligência artificial.

“Ela traz um conjunto único de habilidades, entendimento dos valores da companhia, operações e negócios e já lidera os pilares de pesquisa, produtos e segurança”, diz o comunicado.

A CTO irá liderar a empresa enquanto o board procura por um novo CEO para ocupar o posto de forma definitiva.

“A OpenAI foi deliberadamente estruturada para avançar a nossa missão: garantir que a inteligência artificial geral beneficie toda a humanidade. O conselho continua totalmente comprometido em cumprir esta missão. Somos gratos pelas muitas contribuições de Sam para a fundação e crescimento da OpenAI. Ao mesmo tempo, acreditamos que é necessária uma nova liderança à medida em que avançamos. Como líder das funções de pesquisa, produto e segurança da empresa, Mira está excepcionalmente qualificada para assumir a função de CEO interina. Temos a maior confiança em sua capacidade de liderar a OpenAI durante este período de transição”, completou a empresa, no comunicado.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Vinicius Jr. se torna embaixador global da Clear

    Vinicius Jr. se torna embaixador global da Clear

    Ao lado de Haaland, jogador da seleção passa a integrar time de embaixadores e estratégia voltada ao Brasil

  • PL 1904/24: as marcas devem se posicionar sobre o assunto?

    PL 1904/24: as marcas devem se posicionar sobre o assunto?

    Proposta que visa equiparar a pena de aborto à de homicídio gera mobilização e discussões a respeito do envolvimento do setor privado na questão