Luxo com inspiração pop
Lançamentos de Kenzo e Givenchy dialogam com as ruas e as redes sociais
Lançamentos de Kenzo e Givenchy dialogam com as ruas e as redes sociais
Roseani Rocha
30 de abril de 2012 - 4h20
O mundo do luxo está começando a se render à força das ruas e do universo pop. Recentemente, duas marcas do grupo Louis Vuitton Moët Henessy (LVMH) anunciaram novidades em seu portfolio: uma tem inspiração na arte urbana e outra no rock.
Do primeiro caso faz parte a nova fragrância de Kenzo, a Flower TAG. Descrita como um “eau de toilette floral, frutado e fresco, estridentemente espirituoso”, o novo perfume precisava transmitir isso também em sua comunicação, daí que a equipe liderada por Patrick Guedj resolveu se inspirar nas obras de grafite urbano que saíram das paredes de Nova York para as galerias de arte.
No filme, uma jovem em Paris caminha por uma atmosfera avermelhada (cor adotada no frasco do novo perfume) e com uma papoula, a flor que caracteriza a marca Kenzo, começa a desenhar uma parede. E os desenhos ganham vida na paisagem parisiense.
O perfume, em versões de 30 ml (R$ 155), 50 ml (R$ 225) e 100 ml (R$ 299) chegarão ao mercado brasileiro em junho. A partir dessa data a marca convida as consumidoras a “expressar seus sonhos”, grafitando suas mensagens no www.flower-tag.com.
Fruto do rock
Rebento do líder do Aerosmith, Steve Tyler, a bela Liv, é o rosto que a Givenchy adotou como garota-propaganda para o perfume Very Irrésistible e suas linhas de maquiagem, desde 2004.
Na campanha do novo perfume, Electric Rose, Liv Tyler aparece cantando a música “Need you tonight”, do INXS. Outro fato interessante da comunicação, no entanto, será o uso das redes sociais. “O mundo do luxo foi um dos últimos a entrar no mundo digital, mas não é mais possível estar fora deste e faremos isso com Electric Rose”, disse Mônica Pereira, gerente de marketing de Givenchy, no Brasil. A marca estará no Facebook e em blogs.
A embalagem do perfume, que chegará ao País somente na versão 50 ml (R$ 199), terá um código através do qual poderá ser baixada a música gravada por Liv. O Very Irresistible é o segundo mais vendido da Givenchy no mercado brasileiro, atrás do Ange ou Demon.
Make e mercado
Além do perfume, a Givenchy está lançando outros itens, configurando esta como uma das maiores ondas de lançamentos de produtos. Entre iluminadores, blushs, sombras, bronzeadores em pó e Vax’In, de tratamento da pele, um produto é único no mercado, segundo a empresa. A grande novidade é um “apagador de maquiagem”, em formato de lápis, o Mister Perfect.
A linha de maquiagem corresponde a 70% do faturamento da Givenchy. No mercado brasileiro, o grande problema para as marcas de luxo continua sendo os impostos, que incidem para os importados na venda e não na produção, caso da indústria nacional.
Em 2010, o Brasil havia assumido a liderança mundial no consumo de perfumes, movimentando R$ 6 bilhões, contra os R$ 5,3 bilhões dos EUA à época. No entanto, do volume consumido por aqui, a participação dos importados era de apenas 7%.
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