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Mercedes-Benz patrocina Sinfônica de Berlim

Orquestra fará quatro apresentações no Brasil; marca também promove concurso de curtas-metragens


4 de maio de 2012 - 8h15

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Como parte de sua estratégia de marketing e patrocínios, a Mercedes-Benz trará ao Brasil a Orquestra Sinfônica de Berlim, que fará neste mês de maio quatro apresentações em São Paulo, duas no Parque do Ibirapuera (uma no Auditório, para 900 pessoas e outra ao ar livre, podendo ter público de até 10 mil pessoas) e duas no Theatro Municipal (com público esperado de 2 mil pessoas em cada apresentação).

No dia 12, às 16 h, a Orquestra preparou uma apresentação especial para crianças. E este teria sido um dos fatores que contou positivamente para que a Mercedes apoiasse o projeto. A empresa afirma que educação é um dos pilares de atuação em sua estratégia de Responsabilidade Social. Os músicos explicarão o funcionamento de uma grande orquestra e, em seguida, apresentarão o concerto “O Quebra Nozes”.

Já o concerto do Dia das Mães, em 13 de maio, terá participação da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo e o fato inusitado é que as duas orquestras estão usando a internet para fazer ensaios, já que os músicos estão divididos entre Brasil e Alemanha. “Eles estão ensaiando desde março de 2012 e este foi outro ponto que nos interessou muito, pois é a primeira vez que uma orquestra realiza ensaios e treinamentos virtuais entre dois países“, comenta Mario Laffitte, diretor de comunicação Corporativa, e responsável pela estratégia da empresa para os patrocínios.

Ambas atuarão sob regência do maestro Vladimir Ashkenazy, primeiramente dias 12 e 13, no Ibirapuera, com entrada livre, e dias 14 e 15 em apresentações fechadas para convidados da empresa e alguns ingressos avulsos à venda, no Theatro Municipal.

Com 65 anos, a Orquestra sinfônica de Berlim é uma das mais renomadas no cenário internacional. Em 2011, por exemplo, recebeu um Grammy na categoria Melhor Gravação de Ópera, pela obra “L’Amour de Loin”.

Sobre o impacto de um patrocínio como este para a imagem da empresa, Laffitte afirma que o primeiro ponto de interesse da Mercedes-Benz pelo projeto é “O altíssimo nível de qualidade e reconhecimento artístico-cultural da DSO, que é uma das melhores orquestras do mundo. A nossa marca é referência e excelência no mundo e, obviamente, nossos parceiros devem ter o mesmo nível de comprometimento e qualidade”. Entre outros fatores que pesaram a favor estão aspectos como ser uma atividade de cunho social, alta acessibilidade, envolver novas mídias e ter atratividade para um público mais jovem.

Concurso de curtas

Além dos concertos, a Mercedes patrocina o concurso “Music on the road” de filmes curtas, com até dois minutos, em que os interessados devem produzir vídeos que façam uma leitura atual da Sinfonia número 6, de Beethoven, chamada “A Pastoral“. A proposta é que os participantes “reinterpretem o universo sonoro do músico, combinando, editando e remixando livremente, em qualquer gênero, os fragmentos da música“.

Os organizadores recebem inscrições até dia 08 de maio pelo site www.music-on-the-road.com e o melhor vídeo será anunciado na apresentação do dia 13. O vencedor ganhará uma viagem a Berlim. Todos os filmes inscritos serão publicados no site do concurso e na página www.facebook.com/musicontheroadbrazil.
 

 Calendário

Outros patrocínios estão a caminho, uma vez que a empresa afirma ter cronograma com 16 projetos para 2012. Todos dentro da estratégia de Responsabilidade Social da empresa, que atua em quatro pilares: Social, Educação&Esportes, Meio Ambiente, Artes&Cultura.

A música clássica tem atenção especial da empresa que apoia também a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), a ABC da Boa Música (de São Bernardo do Campo) e o Conservatório de Tatuí. A companhia, no entanto, não abre o investimento anual nos patrocínios.

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