Next, Now #06 – Os aprendizados da inovação aberta
Marcela Martinelli, gerente de inovação da Natura, fala sobre o potencial do compartilhamento de ideias e soluções na resolução de problemas complexos
Next, Now #06 – Os aprendizados da inovação aberta
BuscarNext, Now #06 – Os aprendizados da inovação aberta
BuscarMarcela Martinelli, gerente de inovação da Natura, fala sobre o potencial do compartilhamento de ideias e soluções na resolução de problemas complexos
Karina Balan e Luiz Gustavo Pacete
Ideias e soluções não estão restritas a empresas, pessoas ou grupos específicos, elas surgem de onde menos se imagina. E no contexto de transformação digital vivido por muitas companhias, a inovação aberta se tornou um ativo importante. No entanto, contar com a colaboração coletiva é um desafio que envolve mudança de paradigmas e ajustes culturais, neste contexto, o que aprender com a inovação aberta? Essa é uma, dentre várias respostas dadas por Marcela Martinelli, gerente de inovação da Natura, em mais um episódio do podcast Next, Now.
De acordo com Marcela, o conceito de inovação aberta é baseado na ideia de comunidade e ele precisa levar em consideração que o que for gerado a partir dali deve beneficiar uma comunidade e não apenas a empresa. “No passado, inovação aberta era sobre buscar talentos onde eles estavam e também sobre compartilhamento de recursos, mas hoje ela é muito mais do que isso, a inovação aberta é, atualmente, trazer a inteligência coletiva a favor de algo que é muito mais disruptivo e muito mais inovador”, explica.
Em relação aos desafios das dinâmicas de inovação aberta, Marcela explica que o principal para que a dinâmica funcione é a mudança de cultura da organização. “Deve ser uma maneira de pensar diferente, entendendo que aquilo que fizermos juntos, pessoas da rede, quem entende daquele tema ou está lá na ponta vivenciando aquela realidade, a gente vai conseguir potencializar, alavancar e trazer uma proposta de valor que vai ser muito mais rica para o consumidor ou para quem for consumir aquela inovação.”
Escute os outros episódios do Next, Now:
Next, Now #05 – Como engajar na era da hipersegmentação
Samuel Gomes, head de criação da Responsa, fala sobre a relevância da comunidade na estratégia de marketing e negócio das empresas
Next, Now #04 – Social listening e experiência
Daniela Cachich, VP de marketing da PepsiCo, fala sobre como as marcas podem utilizar dados para combinar causas e mensagens em diferentes pontos de contato
Next, Now #03 – Os desafios das tech companies
Percival Jatobá, VP de Inovação e Soluções da Visa, fala sobre como as empresas da indústria 4.0 devem agir para se tornarem techs na maneira de pensar e atuar
Next, Now #02 – Novas métricas de influência
Inaiara Florêncio, diretora de social media da SunsetDDB, fala sobre os desafios dos criadores de conteúdo em meio a questionamentos sobre credibilidade e verdade
Next, Now #01 – Inteligência artificial na jornada de consumo
Luiz Medici, VP de Dados e IA da Vivo, fala sobre como a tecnologia já altera as dinâmicas de consumo, negócios e marketing
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros