Os impactos da Inteligência Artificial no futuro do trabalho
Salesforce lista seis maneiras pelas quais a tecnologia modificará as relações corporativa, gerando maior produtividade
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Meio & Mensagem
5 de janeiro de 2024 - 6h01
Se o ano passado foi o período de debates em torno da capacidade e do potencial da inteligência artificial, o ano de 2024 será o período em que as pessoas começarão a ver a aplicação da tecnologia de forma mais prática no universo corporativo.
De acordo com relatório de tendências elaborado pela Salesforce, a IA generativa terá o poder de impulsionar a criatividade e o pensamento estratégico de forma inédita no cotidiano e nos negócios.
Veja, abaixo, seis previsões feitas pela companhia a respeito do impacto da inteligência artificial no futuro do trabalho:
De acordo com a Salesforce, a inteligência artificial tem a capacidade de substituir grande parte das tarefas banais e repetitivas, permitindo que as empresas mudem a forma de avaliar o desempenho e produtividade. Isso exigirá, contudo, que os líderes definam claramente os resultados que almejam e como apoiar às equipes para que as pessoas consigam alcançar os objetivos.
Com fluxos de trabalho automatizados, a inteligência artificial permitirá às empresas maior foco em atividades que sejam mais gratificantes, produtivas e lucrativas.
Na visão da Salesforce, a IA generativa pode reduzir os custos em processos como os de recrutamento, aumentando os níveis de autoatendimento e, de forma geral, ampliando a produtividade.
Segundo cálculos da Salesforce, os silos de dados acabam fazendo com que mais de 11 horas de trabalho sejam perdidas a cada semana, Com a IA generativa, a tendência é que o processo de coleta de dados evolua, com automação das tarefas e capacidade de revelação de tendências e insights.
A experiência dos funcionários será melhorada com chatbots e assistentes virtuais realizando trabalhos mais repetitivos e fornecendo rápidas respostas a diversas dúvidas.
Além das melhorias tecnológicas, a IA permitirá que as empresas também renovem o foco na cultura de trabalho e em medidas de satisfação da equipe, ampliando, assim, a retenção e alavancando os negócios.
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