Pesquisa revela desafios da IA generativa no marketing
Estudo da FIA Business School indica que 50% das empresas do País não possuem orçamento dedicado para iniciativas de IA no marketing
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Meio & Mensagem
11 de julho de 2024 - 6h01
Apesar de 78% das empresas brasileiras já terem implementado algum tipo de IA generativa em suas estratégias de marketing, 50% das companhias do País não possuem orçamento dedicado para iniciativas de IA no marketing. Isso é o que revela o estudo “Desvendando o futuro do marketing com inteligência artificial generativa”.
Mesmo assim, a pesquisa, desenvolvida em conjunto pela FIA Business School, o LabMKT, núcleo da instituição dedicado à área de marketing, Gaspers.IA e AnaMid, indica ainda que 57% dos líderes empresariais reconhecerem a alta importância da IA generativa para as operações.
Além disso, 44% dos respondentes do estudo se dizem preocupados com violações de privacidade e proteção de dados, enfatizando a necessidade de conformidade com regulamentações, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
O levantamento também mostra que 95% dos profissionais de marketing acreditam que o desenvolvimento de habilidades em IA generativa é essencial para o futuro do marketing. Porém, somente 41% se consideram muito ou extremamente preparados para essa tecnologia.
A pesquisa ainda revela que 42% das empresas identificaram que a escassez de talentos especializados enfatiza a necessidade de desenvolver competências internas para superar obstáculos de implementação. “A capacitação contínua e a integração de práticas éticas são fundamentais para que as empresas do setor possam aproveitar ao máximo essa tecnologia como aliada’’, afirma Patricia Daré Artoni, coordenadora do LabMKT da FIA Business School, em nota.
Para analisar a crescente adoção e o impacto significativo da IA generativa nas estratégias de marketing das empresas do Brasil, a pesquisa contou com a participação de mais de 200 profissionais de marketing de diversos segmentos e tamanhos de companhias. Segundo Felipe Bogéa, professor da FIA Business School e co-fundador da Gaspers.ai, a pesquisa indica um panorama onde a maturidade na adoção da IA generativa varia significativamente entre as empresas.
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