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O paradigma dos anunciantes em Cannes

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Ponto de vista

O paradigma dos anunciantes em Cannes


15 de maio de 2012 - 3h21

Em junho teremos o 59º Cannes Lions. É o lugar onde publicitários do mundo todo se encontram para falar de propaganda, correto? Não, já há algum tempo este não é um encontro da propaganda, mas sim da criatividade e da inspiração. Um lugar para debate de ideias e aprendizagem em que anunciantes cada vez mais têm um papel importante.

Eu achava que isso já estava claro e solidificado entre os heads de marketing aqui no Brasil, mas durante o Marketing Network Brasil (MNB), vi o presidente de uma grande agência perguntando para um grupo se eles estariam em Cannes e a resposta foi unânime: não, nós somos anunciantes e não agência. Caiu a ficha de que esse paradigma sobre Cannes ainda tem que ser quebrado.

Estive no festival em 2011 pela primeira vez. As palavras de Malcom Gladwell sobre inovação, o TED, as big ideas poderosas em PR e Mídia, os cases de sucesso em ativação e Marketing Direto, todos serviram de inspiração para minha agenda entre tantos outros exemplos que eu poderia listar aqui.

Encontrei vários Diretores de Marketing por lá, e sei que a maioria estará novamente este ano andando pelo Palais, vendo os cases e desafiando a própria maneira de pensar e agir, na volta ao Brasil. Nós temos a obrigação de exigir de nossas equipes e parceiros estratégicos mais criatividade e mais ousadia, não só em comunicação, mas também em áreas diversas, tais como inovação, pricing, business development e gestão de pessoas. Mas como fazer isso ficando no nosso dia a dia sem desafiar a nós mesmos?

Cannes pode ser um bom começo. Até lá!

Gustavo Diament é Vice-Presidente de Marketing da Nextel

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