Assinar

TI – Tecnologia da Inovação

Buscar
Publicidade
Ponto de vista

TI – Tecnologia da Inovação


30 de janeiro de 2013 - 1h18

Vou me atrever a falar um pouco sobre tecnologia, mesmo essa não sendo a minha especialidade. Mas justamente porque estou cada dia conhecendo mais disso que me interessei a compartilhar um ponto de vista sobre o tema.

Na verdade, estou acompanhado de perto uma transformação do mercado, ajudando no aculturamento de times sobre a visão digital que deverá permear toda a corporação daqui em diante. E o que estamos vendo são as áreas de tecnologia ganhando cada vez mais peso nas corporações e ficando cada vez mais próximas das áreas de negócio justamente por esse momento de mudanças.

Uma grande transformação para os profissionais do negócio, que passam a ter que entender mais de tecnologia/ digital, e também para os profissionais de TI, que atuando mais junto ao negocio, começam a ter que desenvolver uma visão mais estratégica e ampla de tecnologia, provendo soluções e analises qualificadas para tomada de decisão e para alavancagem de resultados. Uma TI cada vez menos “mecânica” e mais estratégica. Uma mudança acima de tudo cultural, que requer a transformação dos velhos hábitos tecnológicos.

Os maiores desafios das empresas atualmente têm em sua essência tecnologia, como: big data (processamento e cruzamento de muitos dados com fontes diferentes), mobilidade, multicanalidade e inovação (onde as grandes transformações acontecem via plataformas digitas). Esse é o tema de capa, inclusive, da revista TI Inside de dezembro do ano passado.

Se os fatores críticos de sucesso das empresas estão pautados na utilização estratégica do digital, então uma TI forte e qualificada pode ser a grande impulsionadora do negócio. Uma TI que deverá provocar uma transformação, não só de sistemas, mas também mercadológica.

A matéria da revista traz uma provocação interessante do analista sênior da Frost & Sullivan, Fernando Belfort, onde o ponto de vista é que o CIO do futuro não será responsável por informação e sim inovação, sendo o Chief Innovation Officer. Gostei disso, a mais pura verdade.

É tempo de inovar, de transformar.  

Andréa Dietrich é Gerente de Digital do Grupo Pão de Açúcar

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Os 25 maiores anunciantes do mundo, segundo o Ad Age

    Os 25 maiores anunciantes do mundo, segundo o Ad Age

    Ranking mostra a Amazon, pelo terceiro ano consecutivo, na liderança; empresa investiu US$ 20,3 bilhões em compra de mídia em 2023

  • Confira as principais tendências para o mercado de games em 2025

    Confira as principais tendências para o mercado de games em 2025

    As tendências de games foram apresentadas na primeira edição do B2Game, evento realizado pela Cheil Brasil e Xdome Gamer Lab, arena gamer da Allos