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Prada e Lacoste anunciam iniciativas de proteção animal

Grife italiana não usará mais pele animal em suas criações e Lacoste lança coleção de polos com renda revertida à preservação de animais em risco de extinção


22 de maio de 2019 - 13h14

Anúncio da Prada para a extinção do uso de peles de animais pela grife (Crédito: Divulgação)

Nesta quarta-feira, 22, o Grupo Prada anunciou que suas coleções e produtos femininos que chegarem ao mercado a partir de 2020, na coleção Primavera-Verão, do hemisfério norte, não terão mais uso de peles de animais – esta era uma das maiores críticas de ambientalistas às marcas de luxo em geral. O que houver em estoque será vendido e então outros materiais serão usados em lugar das peles de animais.

A iniciativa é resultado de uma colaboração do Grupo Prada com a Fur Free Alliance (FFA), uma coalizão de mais de 50 organizações de proteção animal de mais de 40 países e de instituições americanas, como The Humane Society. “O foco em materiais inovadores permitirá à empresa explorar novos limites do design criativo, atendendo à demanda por produtos éticos”, afirmou em comunicado Miuccia Prada.

Joh Vinding, presidente da Fur Free Alliance, destacou que com a iniciativa, a marca une-se a uma lista crescente de marcas livres de peles e que respondem às mudanças de atitudes em relação aos animais.

Lince Ibérico é um dos animais na campanha da Lacoste (Crédito: Divulgação)

Já a francesa Lacoste, que ano passado lançou o projeto Save Our Species, com a International Union for Conservation of Nature  (União Internacional para a Conservação da Natureza) para ajudar na conscientização sobre a extinção de espécies ameaçadas e colaborar com o plano de preservação, lançou uma edição limitada de 10 polos. Em lugar do famoso crocodilo, ícone da marca, essas peças têm o desenho de outros animais ameaçados de extinção. Para cada camisa foi feita uma quantia correspondente ao número de animais vivos conhecidos de cada espécie. Elas estarão à venda nesta quarta – Dia Internacional da Biodiversidade Ecológica – em nove lojas selecionadas da marca pelo mundo e no e-commerce.

No Brasil, estarão à venda polos que retratam a “Foca Monge do Havaí” (Monachus schauinslandi), considerada única foca tropical do mundo. Estima-se que haja pouco mais de mil indivíduos da espécie, ameaçada por caça ilegal (para venda de pele) e lixo jogado no mar, o que afeta sua saúde. Por aqui, as camisas estarão à venda somente no e-commerce da Lacoste.

Foca Monge do Havaí será o modelo vendido no Brasil (Crédito: Divulgação)

A grife teve apoio na divulgação da iniciativa da JCDecaux One World, Metrobus e Branded Cities, assim como do artista Rone, que liberou o uso da música “Bye, bye Macadam”, para ser usada nos canais da Lacoste. Veja abaixo as lojas do mundo que estarão hoje vendendo a coleção especial e os animais que apoiam, já que toda a renda será revertida às iniciativas da International Union for Conservation of Nature.

 

Paris – Champs Elysées – O Lince Ibérico – 589 animais restantes

Londres – Covent Garden – O Morcego do Yémen – 150 animais restantes

Los Angeles – Rodeo Drive – O Peixe Allotoca Maculata – 150 animais restantes

Tóquio – Shibuya – O Vombate de Nariz Peludo do Norte – 115 animais restantes

Miami – Lincoln Road – O Frango da Montanha – 132 animais restantes

Berlim – Kudamm – O Antílope Branco Addax – 90 animais restantes

Shanghai – Shanghai Kerry – A Libélula de Cebu – 50 animais restantes

Nova York – Broadway – A Baleia Franca do Atlântico Norte – 444 animais restantes

Seul – Garosugil – A Coruja Moheli – 400 animais restantes

No site Lacoste.com – A Foca Monge do Havaí – 1.400 animais restantes

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