Marketing

Promoção, edição limitada e mais: os planos da Clear na Copa

Marca da Unilever será patrocinadora da Copa do Mundo masculina de 2026 e do mundial feminino de 2027

i 16 de dezembro de 2025 - 6h09

Vini Jr Clear

Clear Men Hidratação Campeã by Vini Jr, produto lançado com o craque brasileiro: marca terá edições limitadas especiais para a Copa do Mundo (crédito: divulgação)

A Clear, marca de produtos para o couro cabeludo da Unilever, será mais uma marca da multinacional de bens de consumo presente na Copa do Mundo Fifa 2026, como Rexona. O acordo também inclui a Copa do Mundo Fifa 2027 feminina, que será disputada no Brasil.

O investimento da marca no torneio de futebol integra o plano que desde 2018 tem dado maior destaque à modalidade. No próximo ano, além da Copa do Mundo, a marca irá para o terceiro ano de contrato de patrocínio com o Campeonato Paulista. Além disso, os craques Cristiano Ronaldo, o CR7, Erling Haaland e Vini Jr. são embaixadores da marca. A Clear também é patrocinadora da equipe Funkbol Clube, da Kings League.

“Clear está no território do esporte desde o início, tem link genuíno e conexão quase imediata. Continuaremos essa história falando sobre performance, mentalidade de campeão, com o slogan ‘cabeça fresca’, que é mais amplo no inglês. É um momento muito oportuno para conversar com o público no Brasil que tem essa ligação com o tema”, explica Rayssa Suzuki, gerente de marketing de Clear. A executiva está há 15 anos na companhia, há dois meses na atual posição.

Estratégia de comunicação para a Copa

O pontapé inicial do plano de jogo da marca será a nova comunicação global, que está sendo desenvolvida pela Ogilvy, do WPP. O filme será voltado para performance, autocuidado e autoconfiança. A A-lab e a AON farão a transição do material para o Brasil,

Após a estreia do comercial, previsto para março, a marca deflagrará uma ação promocional com uma dinâmica diferenciada em relação as já adotadas pela empresa. A Accuracy é a agência parceria no País nesta frente.

“Teremos um plano de ativação 360 para proporcionar diferentes experiências, com comunicação ativa. Queremos falar com o atual consumidor e com o restante que ainda não se conecta. A marca tem uma oportunidade gigantesca nesse mercado de homens que não usam xampu masculino ou que usam outro tipo de produto. É um grande momento para se conectar e criar oportunidade para aumentar a penetração da categoria”, afirma Rayssa.

O Brasil é o segundo maior mercado da empresa na categoria, atrás da China. Segundo a gerente de marketing, os investimentos em marketing da marca no País estão em crescimento desde 2024, o que tem puxado os resultados em awareness e faturamento. “2026 será ano de maior investimento dos últimos cinco anos”, diz.

A estratégia inclui, ainda, edições limitadas com a temática da Copa do Mundo. A marca já lançou produtos com Cristiano Ronaldo e Vini Jr., no futebol, e com Fallen, nos esports. O lançamento com o jogador brasileiro, chamado Clear Men Hidratação Campeã by Vini Jr, foi em setembro de 2024. “É uma variante nova com hidratação. Continuamos com ele no portfólio. Tínhamos receio de canibalizar, mas se tornou uma variante 100% incremental”, destaca Rayssa, sem adiantar detalhes dos novos produtos.

Patrocínios internacionais e futebol feminino

Os Estados Unidos é um dos palcos do próximo mundial, ao lado de Canadá e México. Lá, a multinacional, que é patrocinadora oficial da categoria de personal care, está ativando as marcas Axe, Dove, Dove Men + Care e Degree.

Já em 2023, na Copa do Mundo feminina disputada na Austrália e Nova Zelândia, a Unilever foi patrocinadora com as marcas Rexona, Dove, Lifebuoy e Lux.

A estratégia iniciada no próximo ano com a Copa masculina terá continuidade em 2027 com a chegada do torneio feminino. Antes da Copa feminina de 2023, a marca já havia trabalhado o tema. Em 2021, lançou uma promoção que levou consumidores para conhecer Cristiano Ronaldo e a rainha Marta. Antes disso, em 2018, Clear levou o influenciador Fred para conhecer seu ídolo, o CR7. Em 2019, a marca fez uma ação propondo um desafio envolvendo Fred, Marta e CR7.