Assinar

Quais as marcas mais influentes no Brasil?

Buscar

Quais as marcas mais influentes no Brasil?

Buscar
Publicidade
Marketing

Quais as marcas mais influentes no Brasil?

O instituto Ipsos responde a questão, num ranking liderado por Google, Natura e Samsung


16 de junho de 2014 - 12h23

Realizado pela Ipsos desde 2012, o estudo Most Influential Brands ganhou sua primeira versão nacional. Apesar de, no ano passado, ter incluído brasileiros em sua amostra de entrevistados, apenas a partir da edição deste ano o instituto passa a divulgar os resultados das marcas com maior poder de influência junto ao público local. O termo influência é definido pela Ipsos como o “impacto na vida, opinião e comportamento dos consumidores”.

Meio & Mensagem teve acesso com exclusividade ao estudo, que apontou o Google como a marca mais influente no País. Natura, Samsung, Johnson & Johnson e Nestlé completam o Top 5 (confira abaixo a lista das dez marcas mais influentes). Entre as primeiras colocadas no Brasil, destaque para os setores de higiene & beleza e tecnologia – este último domina a lista global, liderada por Google, Microsoft, Apple, Facebook e Samsung. “É um estudo para entender o contexto e como os consumidores hoje valorizam determinados atributos de marca”, comentou Maria Helena Marinho, head of market insights do Google.

Metodologia

O Most Influential Brands mostra que o grau de influência de uma marca envolve 57 atributos divididos em seis dimensões: relevância, ou o quanto a marca é percebida como fundamental para a vida do consumidor; liderança & appeal, relativo à originalidade e inovação; confiança & referência, que avalia o potencial de futuro no mercado; trendsetting, análise da capacidade de ditar tendências; interação social, sobre o nível de participação na comunidade em que está inserida; e presença, que mede a expansão do alcance.

O estudo entrevistou, em novembro de 2013, mil consumidores brasileiros de todas as regiões do País, em pesquisa online. O Ipsos selecionou as cem marcas que seriam avaliadas pelos brasileiros a partir de duas fontes de informação: o ranking Agências & Anunciantes, do Meio & Mensagem, e o prêmio Folha Top of Mind, do jornal Folha de S. Paulo.

Dez marcas mais influentes:

1. Google
2. Natura
3. Samsung
4. Johnson & Johnson
5. Nestlé
6. Facebook
7. Havaianas
8. O Boticário
9. Colgate
10. Brastemp

Confira a íntegra da reportagem na edição 1614, desta semana, do Meio & Mensagem.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Largo da Batata Ruffles: marca quer transformar espaço em área de cultura

    Largo da Batata Ruffles: marca quer transformar espaço em área de cultura

    Com foco em melhorar o Largo da Batata, a marca de batata chips da PepsiCo assina contrato de dois anos que prevê revitalização e zeladoria do espaço

  • Nike e NFL renovam parceria de materiais esportivos até 2038

    Nike e NFL renovam parceria de materiais esportivos até 2038

    Parceria reforça expansão global do esporte, além do desenvolvimento e capacitação dos atletas