Quem é o empreendedor digital?
Pesquisa mapeou perfil do brasileiro que investe nessa área
Pesquisa mapeou perfil do brasileiro que investe nessa área
Meio & Mensagem
18 de novembro de 2011 - 12h45
Realizada pela M. Sense Pesquisa e Inteligência de Mercado, a pedido do Grupo RBS, uma pesquisa mapeou o perfil do empreendedor digital no Brasil.
A conclusão é de que se trata essencialmente de homens (75%) jovens, entre 20 e 30 anos de idade (61%), com elevado nível de escolaridade (95% têm superior completo ou estão cursando), com formações variadas (a maioria -32% – fez Comunicação Social) e residentes nas regiões Sudeste e Sul.
“O meio digital no Brasil é identificado como mídia e atrai profissionais da área de Comunicação, diferente do que acontece em países como os Estados Unidos, por exemplo, em que os profissionais de Tecnologia é que dominam este segmento”, destacou Fábio Bruggioni, CEO de Internet e Mobile do Grupo RBS.
Ainda segundo o estudo, a maioria dos empreendedores digitais dá início a suas startups com dinheiro próprio, mantendo emprego em outras empresas. Muitos são da área de negócios e não de tecnologia e para 79% a grande motivação é “trabalhar com o que gosta”.
Há predominância absoluta (86%) de pessoas das classes A e B, entre os empreendedores digitais no Brasil. Interessante esse perfil se contar que na população em geral as mulheres são maioria, assim como a classe C, entre os internautas.
A concentração dos empreendimentos digitais está no eixo Sul-Sudeste (93%) e a maioria tem menos de três anos de vida (74%). O estado de São Paulo lidera como pólo brasileiro de empreendimentos digitais, com 62% do total de projetos do País.
As startups são em geral fundada por dois sócios (39%) e contam com equipes de cerca de cinco pessoas (36%). Do início até o lançamento do produto, 38% dos empreendedores levam de sete a 12 meses de trabalho.
Compartilhe
Veja também
Cimed amplia collab com Fini e lança gel dental e enxaguante bucal
Já foram vendidas 7 milhões de unidades dos produtos para o varejo farmacêutico e projeção é chegar a 100 milhões em 2025, com faturamento de R$ 1 bilhão
Avon amplia pontos de venda e reforça atuação omnichannel
Marca abre sua loja própria no Mercado Livre, chega à rede Bel Cosméticos e expande parceria com a Soneda