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Marketing

Sanrio pretende ir além da Hello Kitty

Empresa japonesa que se notabilizou pela simpática personagem lança o Gutedama no Brasil e fala sobre sua nova estratégia de marketing


3 de outubro de 2016 - 11h00

Gudetama_ core

Gudetama não desgruda da sua casca, clara e cobertor de bacon

A Sanrio, criadora e licenciadora da clássica e simpática Hello Kitty, traz ao Brasil o personagem Gudetama, um ovo de personalidade preguiçosa. Anunciado no final de 2014, no Japão e em 2015, nos Estados Unidos e Europa, seu nome tem como derivação as palavras japonesas “gude” de preguiçoso e “tamago” de ovo. O lançamento é mais um dos personagens que vem para mostrar que a empresa é muito mais do que só Hello Kitty, detentora também de figuras como Badtz-Maru, Charmmy Kitty, Chococat, Keroppi, Little Twin Stars, My Melody e Jewelpets.

“A gente já tem alguns contratos de licenciamento fechados que estão em processo de desenvolvimento da coleção”, afirma Gian Catinella

Aproveitando o crescimento do segmento geek no País, o Gutedama tem como público-alvo jovens adultos simpatizantes da cultura nerd. “O amadurecimento do licenciamento, aqui, também faz com que exista abertura para ter personagens em outras faixas etárias”, diz Gian Catinella, diretor comercial e licenciamento da Sanrio. Segundo ele, o grande diferencial da figura é o fato de ela ser voltada para um público unissex, ampliando ainda mais o target do produto.

Fundada por Shintaro Tsuji, em 1960, a empresa que antes era uma papelaria chamada Yamanashi Silk Center Co, em 1973, se tornou a Sanrio que conhecemos hoje. Seu primeiro personagem foi o Strawberry, dois anos depois de sua inauguração, seu sucesso derivou em uma loja em São Francisco, Califórnia.

“A partir do sucesso da Hello Kitty foram criados parques na Ásia, spa em Dubai, cafés pelo mundo, episódios de desenhos animados e conteúdos no YouTube”, diz Renata Pereto

Mas, foi com a Hello Kitty que a Sanrio consolidou-se no mercado e conquistou a posição de sétima maior licenciadora do mundo, de acordo com a Revista License! Global deste ano, trabalhando com a memória afetiva do público das décadas de 70 e 80 e com a adesão da nova geração.

Para o lançamento do personagem, a empresa japonesa disponibilizou episódios traduzidos do Gudetama em seu canal no YouTube e o e-commerce da linha com produtos desenvolvidos exclusivamente para o Brasil. A partir desta semana, a novidade vem em forma de divulgação, no site e canal do Omelete contando com a participação de influenciadores como Erico Borgo, Aline Diniz e os próprios integrantes da plataforma geek.

Edição limitada de swarovski da Hello Kitty

Edição limitada de swarovski da Hello Kitty

A estratégia de comunicação da Sanrio com o público, segundo Renata Pereto, gerente de marketing da empresa, baseia-se em ações com oportunidades de interação, as quais atraem mais as crianças, e que envolvem as redes sociais, as quais chamam mais a atenção dos adultos. Porém, ressalta que “o meio tecnológico é abrangente, se a gente pensar que são mais de 900 mil pessoas acessando de qualquer lugar do Brasil”. Para o futuro, a licenciadora almeja continuar com o sucesso da Hello Kitty, gerar experiências de marcas diferenciadas e o desenvolvimento em cima de outros personagens, todos planos de expansão.

Assista ao episódio Controle Remoto do canal no YouTube Gudetama Brasil:

https://www.youtube.com/watch?v=pSZBIoLPH6o

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