Varejo anuncia ofertas apos reducao de IPI
Após redução de IPI, principais varejistas do País anunciam descontos para aumentar as vendas durante o Natal
Após redução de IPI, principais varejistas do País anunciam descontos para aumentar as vendas durante o Natal
Janaina Langsdorff
2 de dezembro de 2011 - 10h00
O varejo de eletrodomésticos refez os cálculos para as vendas de Natal depois que o governo anunciou as reduções do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) para fogões (de 4% para zero), geladeiras (de 15% para 5%), máquinas de lavar (20% para 10%) e tanquinhos (de 10% para zero). O objetivo da medida, que vale 31 de março de 2012, é estimular o consumo e diminuir o impacto da crise financeira internacional no crescimento do País.
De acordo com informações publicadas nessa sexta-feira, 2, pelo jornal Valor Econômico, a Eletros, por exemplo, projeta agora um crescimento de 10% nas vendas, em comparação ao Natal de 2010. Já a previsão da Eletrolux é bem mais ambiciosa. A multinacional sueca espera crescer 30% nos quatro meses de IPI reduzido no mercado nacional, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Mas para a Whirlpool, dona das marcas Brastemp e Consul, “projetar para a indústria um aumento de 10% em dezembro é otimista demais", disse Armando Vale, vice-presidente de relações institucionais da empresa, em entrevista ao Valor.
As ofertas também não demoraram a ser anunciadas. O Walmart comunicou pelo seu site uma promoção de eletrodomésticos com preços até 10% mais baratos. Magazine Luiza, Casas Bahia, Ponto Frio, Ricardo Eletro, Carrefour e Fast Shop também utilizaram a internet para apresentar descontos que podem chegar a 18%. O Natal responde por cerca de 11% da vendas anuais dos eletrodomésticos e a expectativa é que a alta no consumo seja puxada pelas lavadoras.
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros