Marketing
Volkswagen rebatiza marca para Voltswagen nos EUA
Rebranding tem a proposta de sinalizar o compromisso da companhia com um futuro baseado na produção de veículos elétricos
Volkswagen rebatiza marca para Voltswagen nos EUA
BuscarVolkswagen rebatiza marca para Voltswagen nos EUA
BuscarRebranding tem a proposta de sinalizar o compromisso da companhia com um futuro baseado na produção de veículos elétricos
Meio & Mensagem
30 de março de 2021 - 13h20
Em um comunicado publicado em seu site oficial nesta terça-feira, 30, a operação da Volkswagen nos Estados Unidos anunciou que sua marca passa a ter um novo nome a partir de maio: no País, a fabricante de automóveis passa a adotar a nomenclatura de Voltswagen.
Segundo a empresa, mais do que uma mudança de nome, a alteração da letra ‘k’ para o ‘t’ (que remete ao termo “volt”, do universo da eletricidade) representa uma declaração do compromisso da companhia em relação à mobilidade digital.
Na nota, o CEO da empresa nos Estados Unidos, Scott Keogh, explica que a mudança da marca representa a proposta da companhia de produzir os melhores veículos para as pessoas. “Desde o início de nossa mudança para um futuro elétrico nós dissemos que construiríamos carros para milhões (de pessoas) e não apenas para milionários. Essa mudança de nome significa um aceno ao nosso passado, como o ‘carro das pessoas’ e afirma nossa crença de que o futuro será o dos ‘carros elétricos das pessoas’”, declarou o executivo.
De início, a publicação do comunicado com a mudança do nome foi descoberta pela CNBC e gerou a especulação de que poderia se tratar de uma brincadeira feita pela companhia, sobretudo porque, após a revelação da notícia, a montadora tirou o aviso do ar. Pouco tempo depois, no entanto, a Volkswagen publicou um novo comunicado detalhando a mudança da marca.
O Ad Age pediu entrevistas com executivos da Volkswagen e também para confirmar que a notícia não é uma pegadinha do Dia da Mentira, em 1° de abril, estratégia recorrente de marcas nos EUA. A companhia respondeu que “alguns de nossos executivos devem divulgar as notícias muito em breve – por favor, fiquem ligados”.
Brincadeira ou não, o anúncio da mudança de nome acontece no mês em que a empresa dá as boas-vindas ao ID.4, seu primeiro SUV de longo alcance totalmente elétrico e com emissão zero comercializado em concessionárias da rede em todo o país. O lançamento confirma os investimentos da empresa no segmento.
Os esforços da montadora na direção de um novo modelo de produção de veículos ficaram mais claros após a Volkswagen ter sido a primeira fabricante de automóveis a assinar os compromissos do acordo climático de Paris, comprometendo-se a reduzir em 30% a emissão de carbono até 2025 e neutraliza-la completamente até 2050. O compromisso resultante desse acordo seria a venda de um milhão de veículos elétricos em todo o mundo até 2025, bem como o lançamento de 70 modelos elétricos até 2029.
No comunicado, o vice-presidente sênior de marketing da, agora, Voltswagen da América, declarou que o público começará a ver a mudança da marca e na comunicação ao longo dos próximos meses, em todos os pontos de contato com os consumidores.
Compartilhe
Veja também
O Boticário faz camarote para Madonna na casa de Narcisa
Marca irá promover linha de produtos Casa 214 em experiência para cinco fãs da marca no apartamento de Narcisa Tamborindeguy
Efeito Madonna: os impactos da vinda da artista para marcas e negócios
Prefeitura do Rio de Janeiro espera movimentar milhões, o show com transmissão ao vivo na televisão e streaming movimentou as marcas na criação produtos inéditos