Mídia
Aprovado pelo público, Viva faz um ano
Canal estruturou sua grade com reprises de sucessos antigos da TV Globo e conseguiu boa audiência e faturamento
Canal estruturou sua grade com reprises de sucessos antigos da TV Globo e conseguiu boa audiência e faturamento
Bárbara Sacchitiello
9 de maio de 2011 - 10h19
A aposta no saudosismo e nos sucessos antigos deu certo. Em um ano no ar – completado no dia 18 de maio – o canal Viva já conseguiu atingir bons índices de audiência, ganhar um reconhecimento e lembrança do público e bons índices de faturamento comercial.
Com uma programação formada basicamente por atrações que outrora já desfilaram na telinha da TV Globo, o canal da Globosat – que, inicialmente, tinha como target o público feminino acima de 35 anos – conseguiu expandir seu alcance.
“A programação do Viva interessa a diferentes gerações exatamente por trazer programas de sucesso, que os pais assistiam quando eram mais jovens e cujo nome e qualidade se mantêm até hoje”, acredita a diretora do canal, Letícia Muhana. Segundo ela, os dados do ibope do último ano apontam que o canal já conseguiu atingir o terceiro lugar em audiência no horário nobre entre o seu target (mulheres com mais de 35 anos) e a quarta posição, no horário nobre, entre o público geral.
Sucesso na web e comercial
Mas não é somente pela telinha da TV que é possível mensurar o sucesso do Viva. A movimentação do Twitter no início nas madrugadas é um bom termômetro da paixão nacional pelas novelas antigas. Desde o início da reprise da trama Vale Tudo, de Gilberto Braga – cujo término está previsto para julho – o microblog viu suas madrugadas se transformarem em um centro de discussões intensas sobre a novela, que é exibida sempre as 0h45.
Comercialmente, o canal já deu sinais de seu potencial em sua estreia, no ano passado, quando entrou no ar com 18 anunciantes-fundadores. Destes, dez renovaram para continuar na grade do canal neste ano: Cacau Show, Caixa Econômica Federal, Ceras Johnson, Correios, Embelleze, GSK, Hypermarcas, Lupo, Perdigão e Unilever (esta última com duas cotas). A eles, juntou-se a L’Oreal, completando o time dos anunciantes do Viva.
Para cantar parabéns junto com o público, a Globosat prepara um mês especial com atrações comemorativas. Serão reprisados programas de sucesso, como Cassino do Chacrinha, Anos Dourados, Chico e Caetano, Armação Ilimitada e Casseta & Planeta, Urgente.
Assista ao comercial de aniversário do canal Viva:
Compartilhe
Veja também
O que a volta do X significa para marcas, Bluesky e Threads
Mercado celebra retorno da plataforma, mas mantém cautela diante de inseguranças jurídicas e riscos de brand safety
Globo refuta que YouTube tenha mais público do que TV aberta
O portal de vídeos do Google declarou que é assistido por mais de 75 milhões na TV conectada; emissora diz que detém 64,5% do consumo de vídeo