Mídia

Acordo de US$ 1 bilhão leva personagens da Disney à OpenAI

Gigante de conteúdo também terá direito a desenvolver produtos e ferramentas a partir das plataformas da empresa de inteligência artificial

i 11 de dezembro de 2025 - 15h17

Disney OpenAI

(Crédito: Shutterstock)

A The Walt Disney Company e a OpenAI anunciaram nesta quinta-feira, 11, um acordo que permite a utilização de personagens do universo da Disney pela Sora, plataforma de vídeo de inteligência artificial generativa.

Pelo acordo, a plataforma de vídeos da OpenAI poderá gerar, em segundos, vídeos sociais curtos a partir de um universo de mais de 200 personagens dos universos da Disney, Pixar, Marvel e Star Wars. A geração de conteúdo deve começar já a partir de 2026.

A parceria envolve também o universo desses personagens, como ambientes icônicos, figurinos e adereços. A Disney e a OpenAI esclarecem que o acordo não contempla semelhança física ou voz de talentos.

Por essa parceria de três anos com a Sora, a Disney está investindo um capital de US$ 1 bilhão na OpenAI. Em contrapartida ao licenciamento dos personagens, a Disney poderá fazer uso das APIs da companhia para desenvolver produtos, experiências e ferramentas para suas plataformas, incluindo o Disney+.

Ainda como parte do acordo, os funcionários da Disney também terão acesso ao ChatGPT, que pertence a OpenAI.

O investimento da Disney ainda envolve a garantir de ampliar, eventualmente, a participação acionária na OpenAI. Segundo as empresas, a transação ainda está sujeita à negociação de acordos definitivos, bem como de aprovações corporativas e dos conselhos.

No comunicado, Robert Iger, CEO da The Walt Disney Company, diz que a inovação tecnológica mudou a evolução do entretenimento, trazendo novas maneiras de criar e compartilhar grandes histórias com o mundo e que o rápido avanço da inteligência artificial marca um momento importante para indústria.

“Por meio desta colaboração com a OpenAI, estenderemos de forma ponderada e responsável o alcance de nossa narrativa por meio da IA generativa, respeitando e protegendo os criadores e suas obras. Unir as histórias e personagens icônicos da Disney com a tecnologia inovadora da OpenAI coloca a imaginação e a criatividade diretamente nas mãos dos fãs da Disney de maneiras que nunca vimos antes, oferecendo-lhes formas mais ricas e pessoais de se conectar com os personagens e histórias da Disney que eles amam”, declarou Iger.

Já Sam Altman, CEO e cofundador da OpenAI, disse que a Disney é “padrão ouro global” em termos de histórias e que a parceria permitirá que Sora e ChatGPT ampliem as possibilidades de as pessoas criarem conteúdo.

“Este acordo mostra como as empresas de IA e os líderes criativos podem trabalhar juntos de forma responsável para promover inovações que beneficiem a sociedade, respeitem a importância da criatividade e ajudem as obras a alcançar vastas novas audiências”, disse Altman.