Apps representam 84% do uso de celulares
Pesquisa encomendada por Facebook mostra que americanos só dedicam 16% de seu tempo em smartphones para ligações
Pesquisa encomendada por Facebook mostra que americanos só dedicam 16% de seu tempo em smartphones para ligações
Meio & Mensagem
1 de abril de 2013 - 2h58
O instituto de inteligência de marketing IDC publicou, semana passada, a pesquisa Always Connected, encomendada pelo Facebook, que analisa hábitos de americanos no uso do celular para acessar redes sociais. Os 7,6 mil entrevistados disseram que gastam, em média, 84% do seu tempo de smartphone em e-mail, SMS e redes sociais, contra 16% dedicados a ligações.
Dessa amostragem – pesquisada durante uma semana de março, entre proprietários de smartphones Apple e Android –, cerca de 70% se dizem usuários do aplicativo do Facebook no celular e 61% afirmam que o acessam todos os dias. Cerca de 82% dizem ler sua timeline no app; 49% respondem a comentários ou acrescentam seus próprios sobre atualizações de outras pessoas; e 38% atualizam seu status. Segundo a pesquisa, o aplicativo é o terceiro mais popular em smartphones, em usuários de ambos os gêneros nas duas plataformas: 78% usam mais e-mail; 73% navegam pela web; 70% utilizam o Facebook.
A maior interatividade pelo app ocorre às sextas, aos sábados e aos domingos, com picos neste dia. A pesquisa também comparou o uso do Facebook no celular em comparação com Twitter e LinkedIn durante atividades rotineiras, como deslocar-se pela cidade, fazer compras, assistir a um show e ir ao cinema. O app de Zuckerberg está muito a frente, com 48% de uso em média, contra 9% do Twitter e 2% do LinkedIn.
Segundo os respondentes, as principais emoções suscitadas pelo uso de aplicativos no smartphone são entusiasmo, curiosidade e senso de produtividade. A sensação de entusiasmo decorre, principalmente, da publicação de fotos no Instagram (34%), seguido por updates no Twitter (27%) e posts no LinkedIn (26%). A curiosidade é alimentada pelo news feed do Facebook (25%), seguido pela timeline do Twitter (22%) e do feed do Instagram (20%). O uso do calendário no smartphone é o maior acelerador da produtividade do usuário (34%), seguido por e-mail (27%) e mensagem de texto (16%).
Compartilhe
Veja também
Globo amplia atuação no marketing de influência com Serginho Groisman
Após Tadeu Schmidt, Eliana e Maria Beltrão, Serginho Groisman é mais um apresentador da casa a ter seus contratos comerciais geridos pela Viu
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King