Cenp-Meios indica crescimento de 12,5% no semestre

Buscar

Cenp-Meios indica crescimento de 12,5% no semestre

Buscar
Publicidade

Mídia

Cenp-Meios indica crescimento de 12,5% no semestre

Relatório aponta investimento total de R$ 8,292 bilhões em compra de mídia nos primeiros seis meses de 2022

Preencha o formulário abaixo para enviar uma mensagem:


2 de setembro de 2022 - 10h00

Atualizada em 06/9, às 17h02

(Crédito: Shutterstock)

Assim como já havia sinalizado nos primeiros três meses do ano, o mercado publicitário brasileiro segue em ritmo de expansão no primeiro semestre de 2022.

Os investimentos em mídia reportados ao Cenp-Meios cresceram 12,5% nos primeiros seis meses do ano em comparação com o primeiro semestre de 2021. Dados do relatório apontam que, de janeiro a junho, foi registrado um faturamento total de R$ 8,292 bilhões em compra de mídia.

A amostra deste ano teve uma ampliação das agências participantes. No primeiro semestre do ano passado, 234 agências reportaram suas informações ao Cenp-Meios. Agora, foram 309 empresas.

Apesar do crescimento geral, não houve um meio que puxasse a expansão em ritmo mais acelerado do que os demais, como aconteceu com a Internet no ano anterior, que chegou a apresentar mais de 70% de crescimento em alguns relatórios do Cenp-Meios. Apesar de seguir em ritmo de alta, o meio Internet registrou, no primeiro semestre, um crescimento de 2,83% na comparação com o faturamento apontado no primeiro semestre do ano passado.

O meio que mais cresceu em termos de arrecadação de verbas publicitárias no semestre foi o out-of-home. O relatório atual do Cenp-Meios aponta crescimento de 3,19% para o setor, o maior, em termos percentuais, entre todos os meios participantes da amostra.

Outro setor a apresentar uma ligeira expansão foi a TV por assinatura, que registrou alta de 1,08% no faturamento do primeiro trimestre do ano. O Cinema apresentou uma arrecadação de compra de mídia 0,26% maior do que a do primeiro semestre do ano passado.

TV aberta perde share

Após um crescimento significativo no Cenp-Meios do primeiro trimestre do ano, quando alcançou 52,9% de share, a TV aberta caiu 6,89% na comparação com o valor dos investimentos em mídia obtidos entre janeiro e junho do ano passado. Com o desempenho, o share do meio ficou em 46,1%. Ainda assim, a TV aberta segue liderando, com folga, a captação de investimentos publicitários no Brasil. Veja a tabela com o desempenho de cada meio:

 

(Crédito: Arte Meio & Mensagem)

 

(crédito: Arte M&M)

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Disney+ e Star+ vão transmitir show de Paul McCartney

    Disney+ e Star+ vão transmitir show de Paul McCartney

    Assinantes das plataformas poderão assistir ao vivo o show que acontecerá no próximo dia 16, no Rio de Janeiro

  • Globo unifica site de Ana Maria Braga e o Receitas

    Globo unifica site de Ana Maria Braga e o Receitas

    Apresentadora protagonizará campanhas e ações da empresa e conteúdo de seu site integrará a plataforma