Cinema: público aumenta no Brasil em 2019
No ano passado, 172,2 milhões de ingressos foram vendidos (contra 160 milhões em 2018); Vingadores - Ultimato foi o campeão de bilheteria no País
No ano passado, 172,2 milhões de ingressos foram vendidos (contra 160 milhões em 2018); Vingadores - Ultimato foi o campeão de bilheteria no País
Meio & Mensagem
14 de janeiro de 2020 - 13h45
Os brasileiros frequentaram mais os cinemas em 2019 do que no ano anterior. Dados disponibilizados no Observatório do Cinema (OCA), da Agência Nacional de Cinema (Ancine), mostram que, no ano passado, 172,2 milhões de ingressos foram comercializados.
Esse total é 7,6% maior do que a bilheteria de 2018, que alcançou o número de 160 milhões de ingressos. Em termos de arrecadação, o desempenho do cinema no ano passado também foi superior ao período anterior. No total, a venda de ingressos de cinema em 2019 alcançou a marca de R$ 2,724 bilhões (contra R$ 2,426 bilhões de 2018), o que representa um crescimento de 13%.
De acordo com a Ancine, além do aumento do público, essa elevação na arrecadação também pode ser atribuída ao aumento do preço médio do ingresso, que subiu 5,5% no ano passado.
Desse total arrecadado com as vendas de ingressos, a grande fatia (86,8%) é proveniente dos filmes estrangeiros. O cinema brasileiro, inclusive, perdeu 1,22% do público na comparação com o ano de 2018 (diminuindo de 22,9 milhões de pessoas para 22,6 milhões de espectadores).
Os filmes mais assistidos
No ranking das dez produções mais vistas em 2019, disponibilizado pela Ancine, o único filme nacional (que ocupa a oitava posição) é Nada a Perder 2, a segunda parte da cinebiografia do empresário Edir Macedo. Embora o filme Minha Mãe é Uma Peça 3 tenha já conseguindo alcançar um alto número de bilheteria, por ter estreado perto do fim do ano, o longa conseguiu encerrar 2019 com pouco mais de 2,6 milhões de ingressos comercializados, o que o deixou de fora do ranking das dez maiores audiências do ano.
Vingadores – Ultimato foi o filme mais assistido pelos brasileiros nos cinemas, com um público de 19,218 milhões de pessoas. Na sequência aparecem O Rei Leão e Coringa. Veja, abaixo, o ranking dos dez filmes mais assistidos e sua respectiva bilheteria.
Vingadores – Ultimato – 19,218 milhões
O Rei Leão – 15,891 milhões
Coringa – 9,430 milhões
Capitã Marvel – 8,843 milhões
Toy Story 4 – 7,816 milhões
Homem Aranha – Longe de Casa – 6,432 milhões
Malévola: A Dona do Mal – 5,644 milhões
Nada a Perder 2 – 5,213 milhões
Alladin – 4, 732 milhões
Wifi Ralph – 4,319 milhões
Compartilhe
Veja também
Quais impactos a regulamentação de IA no Brasil terá na publicidade?
Medida aprovada pelo Senado e que segue para a Câmara dos Deputados promete transformar a indústria de comunicação e publicidade no Brasil
IAB se manifesta e critica STF por votação do Marco Civil da Internet
Entidade diz que eventual mudança no Artigo 19, com a determinação da responsabilidade objetiva dos provedores de internet, seria prejudicial à publicidade digital