Como a CNN Brasil quer incluir esportes em seu leque de negócios
Com novos programas, canal busca atrair audiência e, sobretudo, anunciantes ao abordar futebol e outras modalidades como negócios, além do entretenimento
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Bárbara Sacchitiello
29 de junho de 2023 - 17h37
Há algumas semanas, os espectadores da CNN Brasil passaram a ver, ao longo dos telejornais da grade, notícias sobre esportes, campeonatos de futebol e principais movimentações do cenário esportivo.
Desde o início de junho, o canal também passou a exibir, aos domingos, o CNN Esportes S/A, programa de entrevistas com dirigentes e profissionais de clubes e do segmento esportivo para debater os negócios e finanças envolvidas nessa indústria que desperta tantas torcidas e paixões.
A inserção de assuntos de futebol e de outras modalidades faz parte da estratégia de ampliar o conteúdo do canal em diversas frentes, de acordo com Virgilio Abranches, vice-presidente de conteúdo e operações da CNN Brasil.
Sob essa mesma perspectiva, a emissora vem procurando diversificar os temas e assuntos abordados. No início de junho, a CNN Brasil anunciou uma parceria multiplataforma com Iberê Thenório, criador e host do canal Manual do Mundo, dedicado a ciências e curiosidades.
Já em março, a emissora voltou às atenções para o entretenimento, com a reestreia do Popverso, sob o comando de Mari Palma e Phelipe Siani.
“Tudo isso faz parte de uma estratégia macro de ampliar nosso conteúdo em diversas frentes”, conta o VP da CNN Brasil. “Entendemos o meio esportivo como um gerador de notícias, assim como é a política e a economia. E, quando olhamos para a credibilidade que a marca CNN traz, percebemos que é possível fazer uma cobertura diferenciada, com olhar jornalístico não somente para o entretenimento do esporte, mas para os negócios que são gerados pelo segmento”, explica Abranches.
O primeiro passo do canal de notícias no universo esportivo começou e ser dado em abril, quando a empresa firmou parceria com o Grupo Itatiaia, com forte tradição em transmissões esportivas, para a produção de conteúdo sobre o tema.
A ideia, desde o início, era estruturar um hub multiplataforma, em que as notícias, boletins sobre jogos e outras movimentações do universo dos esportes, sobretudo do futebol, permeassem o canal pago na TV, o YouTube e as redes sociais.
Desde então, a CNN Brasil vem exibindo quadros esportivos ao longo de seus telejornais diários, com as informações mais atuais sobre campeonatos nacionais e internacionais.
Já no dia 4 de junho, o canal exibiu a primeira edição do CNN Esportes S/A, programa de entrevistas com dirigentes e personalidades do universo de negócios esportivos, comandado por João Vitor Xavier.
Em julho, outra atração deve ampliar o espaço dos esportes na grade do canal. O apresentador Benjamin Back irá ancorar um programa semanal, ao vivo, com a proposta de unir o entretenimento e sua linguagem mais informal ao universo da CNN.
“Desde o início combinamos que o programa teria o estilo dele, sem terno e gravata e sabemos que o universo do esporte permite essa liberdade”, conta o executivo. Nas chamadas criadas pelo canal sobre o novo programa, em uma brincadeira, Benjamin aparece de terno e gravata, como se tivesse aderido à “formalidade” do canal de notícias. A data de estreia da atração ainda não foi definida.
Virgilio Abranches afirma o que o canal está dando um “passo de cada vez” na esfera esportiva e que, por enquanto, não existe a pretensão de investir na aquisição de diretos de transmissão de campeonatos ou competições.
Ainda assim, a diretoria está consciente das possibilidades de negócios que os esportes trazem. O pilar do CNN Esportes já nasceu com patrocínio do Banco Inter e Betnacional. E o novo programa de Benjamim Back também estreará com cotas comerciais vendidas, de acordo com o canal.
“Quando falamos sobre futebol no Brasil, sabemos que é algo muito democrático, que está presente em tudo e, que por isso, é muito levado a sério. A CNN Brasil entra nesse segmento para falar não apenas de futebol, mas também de Fórmula 1, de esportes olímpicos e de todo o business desse segmento, com a visão e o prestígio da CNN”, diz Mauricio Kotait, vice-presidente comercial da CNN Brasil.
Ao levar para a grade esse tipo de conteúdo, o executivo comercial espera que tanto o público, que costuma acompanhar o canal, tanto os anunciantes, passe a ver a marca CNN de outra forma. “Queremos alcançar cada vez mais pessoas e que as marcas de cervejas, bancos e outras nos enxerguem de maneira diferente, como um canal que leva notícias, informação e educação ao público de forma diversa”, conclui Kotait.
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