Comscore analisa retomada dos cinemas
Reabertura das unidades no Sudeste e lançamento de filmes puxaram alta na audiência
Reabertura das unidades no Sudeste e lançamento de filmes puxaram alta na audiência
A Comscore reuniu dados de audiência e das redes sociais, além de estudos realizados pela sua divisão movies, para analisar a reabertura dos cinemas no Brasil. Respeitando as diretrizes municipais e estaduais, o movimento aconteceu de maneira gradativa. O primeiro complexo a reabrir foi o Playarte Manauara, em Manaus, no mês de agosto. Na sequência, outros cinemas das regiões Norte e Nordeste abriram em setembro e, no Sudeste, em outubro.
Depois da reabertura, a audiência nos cinemas também registrou um crescimento gradativo. Reflexo desse interesse, a audiência nos sites das principais exibidoras teve alta de 159%, em outubro, na comparação com o mês anterior.
(Crédito: Divulgação/ Comscore)
(Crédito: Divulgação/ Comscore)
Os lançamentos dos filmes Novos Mutantes, da Disney, Tenet e Convenção das Bruxas, da Warner, e Destruição Final, da Diamond/Galeria coincidiram com a reabertura dos cinemas em São Paulo e ajudaram o setor a atingir seu melhor resultado de público desde o início da pandemia. O marco aconteceu em novembro, quando mais de 1,6 milhões de espectadores retornaram às salas de cinema
Segundo o estudo, o movimento de reabertura e o lançamento de filmes também gerou um aumento no volume de ações nas contas de redes sociais que falam sobre a categoria (gráfico abaixo).
(Crédito: Divulgação/Comscore)
Entre as publicações analisadas pela Comscore, as três com maior engajamento foram do perfil do produtor de conteúdo Hugo Gloss. Ele também lidera o ranking de perfis com melhor desempenho em volume de ações. Já na análise dos filmes, o que reuniu mais menções nas redes sociais foi o lançamento de Mulher Maravilha-1984, seguido por Os Croods 2 e Convenção das Bruxas.
(Crédito: Divulgação/ Comscore)
*Crédito da foto no topo: Denise Jans/Unsplash
Compartilhe
Veja também
Os novos realities que a Endemol Shine pretende trazer ao Brasil
The Summit, Fortune Hotel e Deal or No Deal Island estão sendo negociados com players para estrear em solo brasileiro
CazéTV e Globo estreiam no Intercontinental de clubes com 8 marcas
Enquanto a Globo tem a Betano como patrocinadora, canal de Casimiro Miguel conta com Ademicon, Betano, Banco do Brasil, H2Bet, KTO, Ourocard Visa e Netflix