Época e Galileu devem sair de circulação em 2020
Após demissões de jornalistas, Editora Globo deve apresentar reorganização no ano que vem, mantendo os títulos apenas no digital
Época e Galileu devem sair de circulação em 2020
BuscarÉpoca e Galileu devem sair de circulação em 2020
BuscarApós demissões de jornalistas, Editora Globo deve apresentar reorganização no ano que vem, mantendo os títulos apenas no digital
Teresa Levin
27 de novembro de 2019 - 16h42
A Editora Globo prepara mudanças em suas publicações para o próximo ano. Profissionais da empresa consultados por Meio & Mensagem confirmaram que, a partir de 2020 as revistas Época e Galileu passarão a contar exclusivamente com versões no digital. Procurada pela reportagem, a Editora Globo não confirmou as informações até a publicação desta matéria.
Época não será mais distribuída com O Globo
No ano passado, a Época passou a ser distribuída junto com o jornal O Globo e o Valor Econômico, para incrementar a sua circulação e atingir um novo público. Desde agosto deste ano, a Editora Globo suspendeu este movimento e a Época voltou a ser um produto único. Ainda em 2018, ela ganhou um novo projeto gráfico e editorial, em comemoração aos seus 20 anos no mercado. A publicação passou a investir em reportagens com narrativa literária, como perfis de personagens conhecidos ou descobertos por sua equipe, e episódios de vida de personagens nacionais e internacionais. Também apostou em matérias fora do eico Rio-SãoPaulo-Brasília.
Infoglobo e Época terão redações integradas
Por sua vez, a revista Galileu está no mercado desde 1998. Ela foi lançada como uma marca de cultura geek, trazendo um conteúdo que foca na ciência para mostrar que “as coisas são como são, e não como deveriam ser”, informa o site da publicação. A Galileu tem objetivo de, além de informar, dar voz e empoderar causas importantes da sociedade e da ciência.
Segundo dados do IVC, em outubro de 2018, quando era encartada nos jornais O Globo e Valor, a revista Época contava com uma circulação mensal da edição impressa de 250.222 mil exemplares. Em setembro deste ano, já vendida individualmente, este número caiu para 91.556. No digital, a Época registrou circulação mensal de 265.382 em outubro de 2018, contra 83.972 em setembro de 2019.
Já a Galileu teve uma circulação mensal de sua edição impressa de 53.162 em outubro de 2018, também segundo o IVC, enquanto em setembro deste ano este número havia caído para 46.887. No digital, em outubro do ano passado sua circulação foi 16.851, e, em setembro deste ano, a Galileu registrou um pequeno aumento, alcançando 17.101.
Jornais
Uma série de demissões de jornalistas realizada nos últimos dias também chamaram a atenção sobre o momento dos jornais da Infoglobo. Acompanhando este movimento de redução de equipe, fontes da empresa consultadas pelo Meio & Mensagem apontaram que as mudanças na equipe terão impacto nos produtos da Infoglobo em 2020. Entre elas, deverá haver uma descontinuação do jornal popular Expresso, além de alterações nos jornais de bairros do Extra. Os suplementos de Niterói e da Barra seriam afetados, com a redução de formato e dias de circulação.
Compartilhe
Veja também
CazéTV e Globo estreiam no Intercontinental de clubes com 8 marcas
Enquanto a Globo tem a Betano como patrocinadora, canal de Casimiro Miguel conta com Ademicon, Betano, Banco do Brasil, H2Bet, KTO, Ourocard Visa e Netflix
Cidade Center Norte terá mídia OOH gerenciada pela Eletromidia
Empresa de out-of-home ficará responsável pela comercialização de publicidade nas telas instalados no complexo de compras e entretenimento da zona Norte de São Paulo